O presente artigo pretende demonstrar os motivos que levaram à implantação e ao declínio do PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Abordaremos o percurso do programa, levando em consideração a sua função e as razões políticas e institucionais as quais levaram a criação e contribuíram para o declive do PROEJA, o qual se encontra em visível derrocada. Faremos uma análise bibliográfica sobre o tema abordado, verificaremos a legislação vigente referente ao PROEJA, e por fim, demonstraremos as pesquisas existentes no Portal de Periódicos da Capes acerca do tema da pesquisa, utilizando uma abordagem qualitativa. Conclui-se, com as leituras realizadas, que embora a criação do programa tenha sido efetuada com grande entusiasmo e expectativas, a empolgação da sua implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte foi perdendo fôlego no decorrer dos anos, culminando para o estado residual que o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos se encontra atualmente na referida Instituição Federal