Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INSERÇÃO DAS TDICS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
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      públicas de inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas estaduais do Paraná, seus espaços e usos que culminam em desafios aos profissionais da educação. O objetivo foi analisar os recursos tecnológicos existentes nas escolas, a frequência de uso dos mesmos como ferramentas de apoio pedagógico, os elementos que potencializam e limitam esse processo referente à formação do professor para o uso consciente. Dos resultados obtidos, foi possível constatar como limites da implementação das tecnologias na rede a falta de uma formação específica a esse fim, em horários que pudessem atender a disponibilidade do maior número de educadores, com um modelo mais voltado às práticas pedagógicas incorporadas às tecnologias digitais, uma vez que formar professores para essa finalidade, tem sido um tema que entrou na agenda do MEC e disseminado entre as secretarias de educação.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa quantitativa, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista com professores de diferentes disciplinas sobre a temática em questão, mediante questionário descritivo, a fim de conhecer o contexto das políticas públicas de inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas estaduais do Paraná, seus espaços e usos que culminam em desafios aos profissionais da educação. O objetivo foi analisar os recursos tecnológicos existentes nas escolas, a frequência de uso dos mesmos como ferramentas de apoio pedagógico, os elementos que potencializam e limitam esse processo referente à formação do professor para o uso consciente. Dos resultados obtidos, foi possível constatar como limites da implementação das tecnologias na rede a falta de uma formação específica a esse fim, em horários que pudessem atender a disponibilidade do maior número de educadores, com um modelo mais voltado às práticas pedagógicas incorporadas às tecnologias digitais, uma vez que formar professores para essa finalidade, tem sido um tema que entrou na agenda do MEC e disseminado entre as secretarias de educação.

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