Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“EXTRAORDINÁRIO”: A LITERATURA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO BULLYING

Palavra-chaves: BULLYING, LITERATURA, EXTRAORDINÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49356
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 949
    "inscrito_id" => 808
    "titulo" => "“EXTRAORDINÁRIO”: A LITERATURA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO BULLYING"
    "resumo" => "Ao considerar a relação leitor e texto literário como produtora de significados e interpretações, este artigo teve como objetivo analisar de que maneira a literatura pode ser utilizada como instrumento de combate ao bullying, assim utilizou-se o livro Extraordinário (2013) da escritora R. J. Palacio que traz em suas entrelinhas esse fenômeno psicossocial que vem ganhando destaque em pesquisas de diversas áreas. Norteados pelos conceitos teóricos de Iser (1996), Middelton-Moz e Zawadski, (2007) e Olweus (2006) entre outros, a metodologia é de caráter qualitativo, com base em uma entrevista com uma professora que abordou a temática bullying por meio do livro em questão, a entrevistada é uma professora do quinto ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Olivedos-PB. A análise demonstra que foi identificado pela professora o bullying como um fenômeno frequente na realidade em questão, a mesma demonstrou a importância da literatura, uma vez que a interação livro x aluno possibilita a compreensão da realidade, bem como o pensamento crítico e argumentativo dessa realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "BULLYING, LITERATURA, EXTRAORDINÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID808_27082018152237.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEBE FIRMINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WEBE SANTOS"
    "autor_email" => "web1994@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49356
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 949
    "inscrito_id" => 808
    "titulo" => "“EXTRAORDINÁRIO”: A LITERATURA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO BULLYING"
    "resumo" => "Ao considerar a relação leitor e texto literário como produtora de significados e interpretações, este artigo teve como objetivo analisar de que maneira a literatura pode ser utilizada como instrumento de combate ao bullying, assim utilizou-se o livro Extraordinário (2013) da escritora R. J. Palacio que traz em suas entrelinhas esse fenômeno psicossocial que vem ganhando destaque em pesquisas de diversas áreas. Norteados pelos conceitos teóricos de Iser (1996), Middelton-Moz e Zawadski, (2007) e Olweus (2006) entre outros, a metodologia é de caráter qualitativo, com base em uma entrevista com uma professora que abordou a temática bullying por meio do livro em questão, a entrevistada é uma professora do quinto ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Olivedos-PB. A análise demonstra que foi identificado pela professora o bullying como um fenômeno frequente na realidade em questão, a mesma demonstrou a importância da literatura, uma vez que a interação livro x aluno possibilita a compreensão da realidade, bem como o pensamento crítico e argumentativo dessa realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "BULLYING, LITERATURA, EXTRAORDINÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID808_27082018152237.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEBE FIRMINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WEBE SANTOS"
    "autor_email" => "web1994@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Ao considerar a relação leitor e texto literário como produtora de significados e interpretações, este artigo teve como objetivo analisar de que maneira a literatura pode ser utilizada como instrumento de combate ao bullying, assim utilizou-se o livro Extraordinário (2013) da escritora R. J. Palacio que traz em suas entrelinhas esse fenômeno psicossocial que vem ganhando destaque em pesquisas de diversas áreas. Norteados pelos conceitos teóricos de Iser (1996), Middelton-Moz e Zawadski, (2007) e Olweus (2006) entre outros, a metodologia é de caráter qualitativo, com base em uma entrevista com uma professora que abordou a temática bullying por meio do livro em questão, a entrevistada é uma professora do quinto ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Olivedos-PB. A análise demonstra que foi identificado pela professora o bullying como um fenômeno frequente na realidade em questão, a mesma demonstrou a importância da literatura, uma vez que a interação livro x aluno possibilita a compreensão da realidade, bem como o pensamento crítico e argumentativo dessa realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.