Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA NUMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Palavra-chaves: TRANSTORNO, INTERVENÇÃO, RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48313
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4806
    "inscrito_id" => 1802
    "titulo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA NUMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS  DIGITAIS"
    "resumo" => "Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma intervenção psicopedagógica com um estudante com o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA de modo a compreender a aprendizagem e comportamento da pessoa com autismo a partir da inserção dos Recursos Educacionais Digitais nesse processo de busca e conhecimento.  A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e um Relato de Experiência com um estudante com autismo realizando uma busca aos autores Braga (2018), Orrú (2012), Papert (1994), Prensky (2012), Vigotsky (2007), dentre outros.  As novas tecnologias podem atuar como uma ponte para um novo modelo educacional e dependendo da metodologia aplicada pelo professor, pode gerar mudanças necessárias na educação de pessoas com autismo, bem como construir um sujeito mais funcional e eficaz no seu processo de aprendizagem. Conclui-se que os Recursos Educacionais Digitais numa metodologia centrada no estudante com autismo pode ser uma alternativa para melhorar a aprendizagem tornando a vida desses aprendizes mais funcional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "TRANSTORNO, INTERVENÇÃO, RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID1802_01112018155445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AUXILENE VENANCIO VENANCIO BARROSO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA AUXILENE VENANCIO VENANC"
    "autor_email" => "mariaauxilene@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48313
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4806
    "inscrito_id" => 1802
    "titulo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA NUMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS  DIGITAIS"
    "resumo" => "Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma intervenção psicopedagógica com um estudante com o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA de modo a compreender a aprendizagem e comportamento da pessoa com autismo a partir da inserção dos Recursos Educacionais Digitais nesse processo de busca e conhecimento.  A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e um Relato de Experiência com um estudante com autismo realizando uma busca aos autores Braga (2018), Orrú (2012), Papert (1994), Prensky (2012), Vigotsky (2007), dentre outros.  As novas tecnologias podem atuar como uma ponte para um novo modelo educacional e dependendo da metodologia aplicada pelo professor, pode gerar mudanças necessárias na educação de pessoas com autismo, bem como construir um sujeito mais funcional e eficaz no seu processo de aprendizagem. Conclui-se que os Recursos Educacionais Digitais numa metodologia centrada no estudante com autismo pode ser uma alternativa para melhorar a aprendizagem tornando a vida desses aprendizes mais funcional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "TRANSTORNO, INTERVENÇÃO, RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID1802_01112018155445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AUXILENE VENANCIO VENANCIO BARROSO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA AUXILENE VENANCIO VENANC"
    "autor_email" => "mariaauxilene@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma intervenção psicopedagógica com um estudante com o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA de modo a compreender a aprendizagem e comportamento da pessoa com autismo a partir da inserção dos Recursos Educacionais Digitais nesse processo de busca e conhecimento. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e um Relato de Experiência com um estudante com autismo realizando uma busca aos autores Braga (2018), Orrú (2012), Papert (1994), Prensky (2012), Vigotsky (2007), dentre outros. As novas tecnologias podem atuar como uma ponte para um novo modelo educacional e dependendo da metodologia aplicada pelo professor, pode gerar mudanças necessárias na educação de pessoas com autismo, bem como construir um sujeito mais funcional e eficaz no seu processo de aprendizagem. Conclui-se que os Recursos Educacionais Digitais numa metodologia centrada no estudante com autismo pode ser uma alternativa para melhorar a aprendizagem tornando a vida desses aprendizes mais funcional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.