Este é o resultado do trabalho em andamento que está investigando o Impacto sociocultural na aprendizagem de crianças Sateré-Mawé em uma escola regular urbana em Parintins-AM. Um estudo relevante para que os professores melhorem sua didática e busquem compreender as crianças em suas especificidades e ajuda-las a minimizar o impacto sociocultural existente no processo de aprendizagem das mesmas em relação à estruturação do pensamento a partir da segunda língua. Para melhor compreensão é importante discutir sobre a educação escolar como direito e que é uma conquista dos povos indígenas no Brasil. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem dialética, e apoio das técnicas de documentação indireta e documentação direta. Este aponta que ainda há dificuldades em lidar com as diferenças étnicas e sociais no espaço escolar no Brasil. Portanto, se faz necessário conhecer a história e desconstruir o olhar etnocêntrico exacerbado em relação aos povos indígenas que existem entre nós. Ao falar da educação escolar como direito e uma conquista dos povos indígenas, vem à tona os diversos fatores que induziram os Saterés a perceberem a necessidade do aprendizado escolar, despertando o interesse em inserir suas crianças em escolas próximas de suas comunidades. Ao sair do seio de sua comunidade indígena, as crianças passam por grandes mudanças de adaptações ao adentrar no espaço urbano, rompendo um pouco das suas tradições, assim ocorrendo o impacto sociocultural devido as crianças, seus pais e as escolas não estarem preparadas para os desafios que surgem nesse processo de adaptação entre ambos. E são esses motivos que levam os povos indígenas a lutar pela Escola Indígena nas comunidades que se fazem presente, desenvolvendo uma educação melhor com métodos e seus conteúdos apropriados e direcionados conforme a legislação nacional.