O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do governo Federal que visa promover formação continuada para os professores do ciclo de alfabetização das redes públicas do país, com a principal meta alfabetizar os alunos até o final desse ciclo, sendo assim há grande ênfase no eixo de apropriação do sistema de escrita. Diante disso, nessa pesquisa buscamos analisar a abordagem do eixo oral, mais especificamente da dimensão “situações informais de interação oral” presente nos cadernos dos materiais de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para atingir nosso objetivo, analisamos os 36 cadernos que compõem os materiais didáticos utilizados na formação do PNAIC no ano de 2013, com vistas a identificar a abordagem do ensino da oralidade nesse material e qual a concepção de ensino do oral presente nas discussões encontradas, para a realização das análises, adotamos a técnica de análise do conteúdo de Bardin (1977). Os resultados evidenciaram que os cadernos são pautados na concepção Sociointeracionista de ensino, contemplam a dimensão de ensino da oralidade e ressaltam a importância da dimensão de ensino Situações Informais de Interação Oral para o desenvolvimento de habilidades importantes para a expressão oral, como a argumentação e a escuta atenta, consideradas essenciais para o ensino e aprendizagem da oralidade.