O referido trabalho discute metodologia inovadora utilizada no ensino aprendizagem do ensino de química. Vimos que muitas das vezes a dificuldade encontrada na aprendizagem de química é decorrido do método de ensino aplicado, o qual possibilita nos educandos o pouco interesse pelos conteúdos ministrados em sala de aula. Em alguns casos, o professor não estimula o aluno a estudar química propondo a identificar e buscar meios relevantes para o aprendizado do sujeito. Meio a esse processo de ensino ainda tradicionalista em muitas escolas, alguns professores buscam novos métodos de ensino proporcionando novos olhares sobre a química. De acordo com a observação de ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) é visto a presença desse desinteresse pela a química, ressaltando que na (EJA) ainda é mais desmotivador e dificultoso ao entendimento dos alunos. O jogo didático é um método aplicado nas aulas de química como instrumento de aprendizado e avaliativo, o mesmo desenvolve momentos de diversão, e estimula sua capacidade em desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos o qual impulsiona o aluno a construir ativamente seu aprendizado. Possibilitando ainda a construção do conhecimento de maneira mais prazerosa. A partir dessa visão, as novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de química que promete fornecer aos estudantes os construções de seus conhecimentos possibilitando uma visão mais acessível ao entendimento da química.