Através da educação a distância (EaD), o Brasil tem ampliado e interiorizado as ofertas de vagas de nível superior tanto nas universidades públicas quanto nas privadas. Uma das principais características da EaD é a distância física e muitas vezes temporal entre os alunos e professores, que comunicam-se por meio das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC’s), o que permite flexibilidade do aprendizado. Este texto objetiva identificar as percepções dos alunos do curso de graduação em Licenciatura em Geografia a distância da Universidade Federal de Pernambuco em relação às dimensões aluno/ambiente virtual de aprendizagem (AVA), aluno/professor, aluno/conteúdo, aluno/tutor e aluno/aluno. A pesquisa é um estudo de caso de natureza descritiva e abordagem qualitativa, na qual se utilizou de questionários semiestruturados para verificar as práticas vivenciais percebidas pelos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que para que ocorra a aprendizagem na EaD, os alunos necessitam adaptar-se a essa modalidade de ensino e suas ferramentas, desenvolver a autodisciplina para cumprir os prazos das atividades de diferentes matérias e manter o foco para permanecer no curso.