Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR VOLTADO PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47321
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4093
    "inscrito_id" => 11357
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR VOLTADO PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES"
    "resumo" => "Resumo - O presente estudo se propõe a compreender os saberes necessários para formação docente produzidos na vivencia do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil, tendo-o como o momento de reflexão sobre o ensinar e o ser professor, apropriando-se da práxis docente na construção de sua identidade. As bases metodológicas envolveram leituras de textos de teóricos como: Pimenta (1999, 2004, 2006), Lima (2004, 2008), Freire (1996), Tardif e Lessard (2005), entre outros. O percurso metodológico parte do enfoque qualitativo, optando pela pesquisa bibliográfica e documental. A discussão teórica nos apresentou a problemática a cerca de quais saberes da profissão docente são mobilizados na vivencia do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil. Assim, reconhecemos que o estágio supervisionado apresenta uma diversidade de saberes aos professores, compreendendo-os como saberes docente. Esses saberes são adquiridos e apropriados pelos professores em diferentes situações e se firmam em concepções teóricas que orientam a prática pedagógica desenvolvidas pelos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID11357_17092018175538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLINE DA SILVA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLINE"
    "autor_email" => "michellinequeiroz81@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47321
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4093
    "inscrito_id" => 11357
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR VOLTADO PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES"
    "resumo" => "Resumo - O presente estudo se propõe a compreender os saberes necessários para formação docente produzidos na vivencia do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil, tendo-o como o momento de reflexão sobre o ensinar e o ser professor, apropriando-se da práxis docente na construção de sua identidade. As bases metodológicas envolveram leituras de textos de teóricos como: Pimenta (1999, 2004, 2006), Lima (2004, 2008), Freire (1996), Tardif e Lessard (2005), entre outros. O percurso metodológico parte do enfoque qualitativo, optando pela pesquisa bibliográfica e documental. A discussão teórica nos apresentou a problemática a cerca de quais saberes da profissão docente são mobilizados na vivencia do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil. Assim, reconhecemos que o estágio supervisionado apresenta uma diversidade de saberes aos professores, compreendendo-os como saberes docente. Esses saberes são adquiridos e apropriados pelos professores em diferentes situações e se firmam em concepções teóricas que orientam a prática pedagógica desenvolvidas pelos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID11357_17092018175538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLINE DA SILVA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLINE"
    "autor_email" => "michellinequeiroz81@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo - O presente estudo se propõe a compreender os saberes necessários para formação docente produzidos na vivencia do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil, tendo-o como o momento de reflexão sobre o ensinar e o ser professor, apropriando-se da práxis docente na construção de sua identidade. As bases metodológicas envolveram leituras de textos de teóricos como: Pimenta (1999, 2004, 2006), Lima (2004, 2008), Freire (1996), Tardif e Lessard (2005), entre outros. O percurso metodológico parte do enfoque qualitativo, optando pela pesquisa bibliográfica e documental. A discussão teórica nos apresentou a problemática a cerca de quais saberes da profissão docente são mobilizados na vivencia do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil. Assim, reconhecemos que o estágio supervisionado apresenta uma diversidade de saberes aos professores, compreendendo-os como saberes docente. Esses saberes são adquiridos e apropriados pelos professores em diferentes situações e se firmam em concepções teóricas que orientam a prática pedagógica desenvolvidas pelos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.