Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FALA ECOLÁLICA

Palavra-chaves: ECOLALIA, LINGUAGEM, AUTISMO Pôster (PO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45769
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 3646
    "titulo" => "A FALA ECOLÁLICA"
    "resumo" => "O presente trabalho sobre a fala ecolálica da criança com autismo tem por objetivo compreender a linguagem do autista tendo em vista a sua singularidade, sabendo que o processo de apropriação da língua é repleto de subjetividade. O diagnóstico de autismo se dá em virtude dos indícios que afetam a vida social e o dia a dia do sujeito, começando desde a mais tenra infância. No autismo percebemos algumas dificuldades com relação à linguagem, tendo em vista as alterações encontradas na linguagem, como por exemplo, a ecolalia. Essa questão da repetição da ecolalia permitiu que desde o princípio o sujeito autista fosse compreendido como desprovido de linguagem, por causa da dificuldade de comunicação. Assim, o interlocutor precisa compreender o contexto em que o discurso está inserido para promover sentido à enunciação do sujeito autista. Compreendendo que a linguagem é qualquer sistema de sinais usados pelos sujeitos para se comunicar, na qual manifesta características do sujeito. Apresentamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, baseado em observações de fragmentos de linguagem, que contêm ecolalia, de uma criança autista que faz parte do Grupo de Convivência e Acolhimento Autismos, da Universidade Católica de Pernambuco. Tais fragmentos da linguagem foram selecionados do banco de dados do laboratório de linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem daquela mesma universidade e analisados através do programa ELAN. É por meio do discurso que o sujeito autista se enuncia na língua, esta enunciação configura um quadro figurativo que constitui o diálogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ECOLALIA, LINGUAGEM, AUTISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID3646_17082018212644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUENIA ROBERTA VASCONCELOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUENIA"
    "autor_email" => "sueroberta@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45769
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 3646
    "titulo" => "A FALA ECOLÁLICA"
    "resumo" => "O presente trabalho sobre a fala ecolálica da criança com autismo tem por objetivo compreender a linguagem do autista tendo em vista a sua singularidade, sabendo que o processo de apropriação da língua é repleto de subjetividade. O diagnóstico de autismo se dá em virtude dos indícios que afetam a vida social e o dia a dia do sujeito, começando desde a mais tenra infância. No autismo percebemos algumas dificuldades com relação à linguagem, tendo em vista as alterações encontradas na linguagem, como por exemplo, a ecolalia. Essa questão da repetição da ecolalia permitiu que desde o princípio o sujeito autista fosse compreendido como desprovido de linguagem, por causa da dificuldade de comunicação. Assim, o interlocutor precisa compreender o contexto em que o discurso está inserido para promover sentido à enunciação do sujeito autista. Compreendendo que a linguagem é qualquer sistema de sinais usados pelos sujeitos para se comunicar, na qual manifesta características do sujeito. Apresentamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, baseado em observações de fragmentos de linguagem, que contêm ecolalia, de uma criança autista que faz parte do Grupo de Convivência e Acolhimento Autismos, da Universidade Católica de Pernambuco. Tais fragmentos da linguagem foram selecionados do banco de dados do laboratório de linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem daquela mesma universidade e analisados através do programa ELAN. É por meio do discurso que o sujeito autista se enuncia na língua, esta enunciação configura um quadro figurativo que constitui o diálogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ECOLALIA, LINGUAGEM, AUTISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID3646_17082018212644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUENIA ROBERTA VASCONCELOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUENIA"
    "autor_email" => "sueroberta@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho sobre a fala ecolálica da criança com autismo tem por objetivo compreender a linguagem do autista tendo em vista a sua singularidade, sabendo que o processo de apropriação da língua é repleto de subjetividade. O diagnóstico de autismo se dá em virtude dos indícios que afetam a vida social e o dia a dia do sujeito, começando desde a mais tenra infância. No autismo percebemos algumas dificuldades com relação à linguagem, tendo em vista as alterações encontradas na linguagem, como por exemplo, a ecolalia. Essa questão da repetição da ecolalia permitiu que desde o princípio o sujeito autista fosse compreendido como desprovido de linguagem, por causa da dificuldade de comunicação. Assim, o interlocutor precisa compreender o contexto em que o discurso está inserido para promover sentido à enunciação do sujeito autista. Compreendendo que a linguagem é qualquer sistema de sinais usados pelos sujeitos para se comunicar, na qual manifesta características do sujeito. Apresentamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, baseado em observações de fragmentos de linguagem, que contêm ecolalia, de uma criança autista que faz parte do Grupo de Convivência e Acolhimento Autismos, da Universidade Católica de Pernambuco. Tais fragmentos da linguagem foram selecionados do banco de dados do laboratório de linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem daquela mesma universidade e analisados através do programa ELAN. É por meio do discurso que o sujeito autista se enuncia na língua, esta enunciação configura um quadro figurativo que constitui o diálogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.