Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE: ESTRATÉGIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: METODOLOGIAS, ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47859
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4134
    "inscrito_id" => 7957
    "titulo" => "METODOLOGIAS DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE: ESTRATÉGIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral compreender quais estratégias metodológicas os professores da Educação Superior utilizam em sala de aula considerando as expectativas iniciais do trabalho. Inserir-se no universo da Educação Superior vai exigir do professor um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes ao processo de ensino e aprendizagem, tendo vista que ele é responsável pela formação de novos profissionais. Diante disso o docente assume para si múltiplos desafios, sobretudo para adequar seus saberes e fazeres às práticas da Educação Superior. Neste sentido, colocamos o seguinte questionamento: quais metodologias os professores iniciantes na Educação Superior utilizam no contexto da sala de aula? Para responder tal questão procuramos entender quais os sentimentos e expectativas do professor iniciante na Educação Superior; investigar quais as estratégias de ensino os mesmos utilizam em sala de aula e analisar os resultados de tais metodologias no desempenho do trabalho do professor. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e de campo. Entrevistamos dois professores iniciantes na carreira da Educação Superior de instituições de Educação Superior Privada. Para referenciar os estudos teóricos trabalhamos com Gaeta e Masetto (2013), Gil (2013), Masetto (2003) dentre outros. Assumir o compromisso com a docência da Educação Superior não depende apenas dos conhecimentos conteudistas da área do conhecimento profissional do professor, é necessário o domínio das metodologias, interação com os alunos, habilidades, competências e sobretudo considerar os conhecimentos prévios dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS, ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7957_17092018182952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KELY-ANEE"
    "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47859
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4134
    "inscrito_id" => 7957
    "titulo" => "METODOLOGIAS DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE: ESTRATÉGIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral compreender quais estratégias metodológicas os professores da Educação Superior utilizam em sala de aula considerando as expectativas iniciais do trabalho. Inserir-se no universo da Educação Superior vai exigir do professor um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes ao processo de ensino e aprendizagem, tendo vista que ele é responsável pela formação de novos profissionais. Diante disso o docente assume para si múltiplos desafios, sobretudo para adequar seus saberes e fazeres às práticas da Educação Superior. Neste sentido, colocamos o seguinte questionamento: quais metodologias os professores iniciantes na Educação Superior utilizam no contexto da sala de aula? Para responder tal questão procuramos entender quais os sentimentos e expectativas do professor iniciante na Educação Superior; investigar quais as estratégias de ensino os mesmos utilizam em sala de aula e analisar os resultados de tais metodologias no desempenho do trabalho do professor. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e de campo. Entrevistamos dois professores iniciantes na carreira da Educação Superior de instituições de Educação Superior Privada. Para referenciar os estudos teóricos trabalhamos com Gaeta e Masetto (2013), Gil (2013), Masetto (2003) dentre outros. Assumir o compromisso com a docência da Educação Superior não depende apenas dos conhecimentos conteudistas da área do conhecimento profissional do professor, é necessário o domínio das metodologias, interação com os alunos, habilidades, competências e sobretudo considerar os conhecimentos prévios dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS, ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7957_17092018182952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KELY-ANEE"
    "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral compreender quais estratégias metodológicas os professores da Educação Superior utilizam em sala de aula considerando as expectativas iniciais do trabalho. Inserir-se no universo da Educação Superior vai exigir do professor um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes ao processo de ensino e aprendizagem, tendo vista que ele é responsável pela formação de novos profissionais. Diante disso o docente assume para si múltiplos desafios, sobretudo para adequar seus saberes e fazeres às práticas da Educação Superior. Neste sentido, colocamos o seguinte questionamento: quais metodologias os professores iniciantes na Educação Superior utilizam no contexto da sala de aula? Para responder tal questão procuramos entender quais os sentimentos e expectativas do professor iniciante na Educação Superior; investigar quais as estratégias de ensino os mesmos utilizam em sala de aula e analisar os resultados de tais metodologias no desempenho do trabalho do professor. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e de campo. Entrevistamos dois professores iniciantes na carreira da Educação Superior de instituições de Educação Superior Privada. Para referenciar os estudos teóricos trabalhamos com Gaeta e Masetto (2013), Gil (2013), Masetto (2003) dentre outros. Assumir o compromisso com a docência da Educação Superior não depende apenas dos conhecimentos conteudistas da área do conhecimento profissional do professor, é necessário o domínio das metodologias, interação com os alunos, habilidades, competências e sobretudo considerar os conhecimentos prévios dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.