Sabemos que a língua é o meio mais utilizado para nos comunicarmos e a leitura e interpretação é de suma importância para a compreensão de textos sejam eles de quaisquer áreas. Vemos que a Matemática por muitos anos tem se tornado incompreensível por grande parte dos estudantes que estudam áreas afins da mesma. Este artigo tem como propósito abordar a importância da língua portuguesa no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, por se tratar de uma linguagem rica, mas que poucos conhecem em sua totalidade ou mesmo a dominam. A metodologia utilizada neste artigo tem por caráter o referencial teórico e consistindo em estudos que abordam a utilização da Interpretação de textos em diversas situações, principalmente em Matemática. O arcabouço teórico foi feito através da leitura e observação de pesquisas já realizadas nesse contexto e estudo através de pesquisadores como: POLYA (1995), VYGOTSKI (2001). Como resultado da pesquisa, chegamos à conclusão de que a Interpretação de textos pode ser vista com mais importância para a compreensão de atividades ou de contextos matemáticos para facilitar o entendimento dos estudantes no processo de ensino- aprendizagem da Matemática e tem se mostrado eficaz quando utilizada, produzindo uma maior compreensão e assim o interesse e envolvimento maior dos alunos com a matéria, fazendo com que o rendimento escolar seja aumentado e mais agradável para os alunos que estudam tal componente.