O presente trabalho consiste em um recorte inicial de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo grupo de trabalho LILAS (Leituras Interculturais de Literatura, Arte e Sociedade) formado por professoras e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos, com o objetivo de realizar estudos acerca das diversas manifestações culturais produzidas por mulheres com vistas à promoção de discussões e ações voltadas à superação dos estereótipos de feminilidade associados à submissão. Sob esse viés, foram escolhidas duas obras/manifesto Sejamos todos feministas e Para educar crianças feministas, da autora Nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie através das quais foi elaborada a análise de um conto da mesma autora, intitulado no seu pescoço. A problemática que originou a pesquisa consiste em observar como os princípios da empatia e da sororidade se materializam em um texto literário de autoria de uma escritora reconhecidamente feminista? Nesse sentido, foram traçados como objetivos para o trabalho compreender as marcas discursivas destes princípios no texto literário, e discutir sobre as implicações de leituras dessa natureza no âmbito escolar. A hipótese inicial é de que o contato com textos que tematizam o cotidiano das mulheres, sob a sua ótica, é importante para o desenvolvimento da empatia dos leitores com as personagens femininas e consequentemente com as mulheres, em geral. Foram utilizados conceitos da teoria literária, dos estudos culturais e da crítica literária de natureza feminista.