O presente estudo possui como enfoque a importância da realização de práticas além do espaço escolar vinculadas ao desenvolvimento de aulas teóricas como mecanismo facilitador do processo de aprendizagem no estudo da Ecologia. Objetivou-se realizar aulas práticas de campo conduzidas em ambientes naturais desenvolvidas na disciplina de Biologia, com alunos das turmas da Primeira série do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea, verificando a contribuição em relação a aprendizagem e motivação dos alunos diante da estratégia adotada. Durante o mês de março de 2017 a temática Ecologia foi trabalhada em sala de aula, apontando principalmente aspectos relacionados a definição conceitual por meio de aulas expositivas. Logo após a teoria, nesse mesmo período, foram realizadas atividades práticas de campo em uma reserva particular localizada a aproximadamente 30 km da instituição de ensino. As observações prévias demonstraram que a maioria dos estudantes se sentem motivados diante da realização da prática de campo, e que compete ao professor e equipe envolvida estarem engajados quanto aos propósitos e deixar bem claro quais os reais objetivos da estratégia adotada. Observou-se por meio dos relatórios desenvolvidos pelos discentes que em relação a aprendizagem sobre a temática
ecologia, a associação de aulas expositivas com práticas é de suma importância para uma aprendizagem
efetiva. Apesar das inúmeras dificuldades no desenvolvimento de aulas nesse viés, constatou-se que os
benefícios alcançados possibilitam a aquisição de conhecimentos contextualizados com os problemas
do cotidiano da vida dos estudantes.