Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA PRÁTICA DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DESENVOLVIDA NO SUL DO AMAZONAS

Palavra-chaves: ECOLOGIA, ENSINO, INSTITUTO FEDERAL Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46545
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1500
    "inscrito_id" => 6781
    "titulo" => """
      AULA PRÁTICA DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS: UMA\r\n
      EXPERIÊNCIA DE ENSINO DESENVOLVIDA NO SUL DO\r\n
      AMAZONAS
      """
    "resumo" => """
      O presente estudo possui como enfoque a importância da realização de práticas além do espaço escolar vinculadas ao desenvolvimento de aulas teóricas como mecanismo facilitador do processo de aprendizagem no estudo da Ecologia. Objetivou-se realizar aulas práticas de campo conduzidas em ambientes naturais desenvolvidas na disciplina de Biologia, com alunos das turmas da Primeira série do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea, verificando a contribuição em relação a aprendizagem e motivação dos alunos diante da estratégia adotada. Durante o mês de março de 2017 a temática Ecologia foi trabalhada em sala de aula, apontando principalmente aspectos relacionados a definição conceitual por meio de aulas expositivas. Logo após a teoria, nesse mesmo período, foram realizadas atividades práticas de campo em uma reserva particular localizada a aproximadamente 30 km da instituição de ensino. As observações prévias demonstraram que a maioria dos estudantes se sentem motivados diante da realização da prática de campo, e que compete ao professor e equipe envolvida estarem engajados quanto aos propósitos e deixar bem claro quais os reais objetivos da estratégia adotada. Observou-se por meio dos relatórios desenvolvidos pelos discentes que em relação a aprendizagem sobre a temática\r\n
      ecologia, a associação de aulas expositivas com práticas é de suma importância para uma aprendizagem\r\n
      efetiva. Apesar das inúmeras dificuldades no desenvolvimento de aulas nesse viés, constatou-se que os\r\n
      benefícios alcançados possibilitam a aquisição de conhecimentos contextualizados com os problemas\r\n
      do cotidiano da vida dos estudantes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ECOLOGIA, ENSINO, INSTITUTO FEDERAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6781_06092018154104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VENICIO FAVORETTI"
    "autor_nome_curto" => "VENICIO FAVORETTI"
    "autor_email" => "snakepro10@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46545
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1500
    "inscrito_id" => 6781
    "titulo" => """
      AULA PRÁTICA DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS: UMA\r\n
      EXPERIÊNCIA DE ENSINO DESENVOLVIDA NO SUL DO\r\n
      AMAZONAS
      """
    "resumo" => """
      O presente estudo possui como enfoque a importância da realização de práticas além do espaço escolar vinculadas ao desenvolvimento de aulas teóricas como mecanismo facilitador do processo de aprendizagem no estudo da Ecologia. Objetivou-se realizar aulas práticas de campo conduzidas em ambientes naturais desenvolvidas na disciplina de Biologia, com alunos das turmas da Primeira série do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea, verificando a contribuição em relação a aprendizagem e motivação dos alunos diante da estratégia adotada. Durante o mês de março de 2017 a temática Ecologia foi trabalhada em sala de aula, apontando principalmente aspectos relacionados a definição conceitual por meio de aulas expositivas. Logo após a teoria, nesse mesmo período, foram realizadas atividades práticas de campo em uma reserva particular localizada a aproximadamente 30 km da instituição de ensino. As observações prévias demonstraram que a maioria dos estudantes se sentem motivados diante da realização da prática de campo, e que compete ao professor e equipe envolvida estarem engajados quanto aos propósitos e deixar bem claro quais os reais objetivos da estratégia adotada. Observou-se por meio dos relatórios desenvolvidos pelos discentes que em relação a aprendizagem sobre a temática\r\n
      ecologia, a associação de aulas expositivas com práticas é de suma importância para uma aprendizagem\r\n
      efetiva. Apesar das inúmeras dificuldades no desenvolvimento de aulas nesse viés, constatou-se que os\r\n
      benefícios alcançados possibilitam a aquisição de conhecimentos contextualizados com os problemas\r\n
      do cotidiano da vida dos estudantes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ECOLOGIA, ENSINO, INSTITUTO FEDERAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6781_06092018154104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VENICIO FAVORETTI"
    "autor_nome_curto" => "VENICIO FAVORETTI"
    "autor_email" => "snakepro10@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente estudo possui como enfoque a importância da realização de práticas além do espaço escolar vinculadas ao desenvolvimento de aulas teóricas como mecanismo facilitador do processo de aprendizagem no estudo da Ecologia. Objetivou-se realizar aulas práticas de campo conduzidas em ambientes naturais desenvolvidas na disciplina de Biologia, com alunos das turmas da Primeira série do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea, verificando a contribuição em relação a aprendizagem e motivação dos alunos diante da estratégia adotada. Durante o mês de março de 2017 a temática Ecologia foi trabalhada em sala de aula, apontando principalmente aspectos relacionados a definição conceitual por meio de aulas expositivas. Logo após a teoria, nesse mesmo período, foram realizadas atividades práticas de campo em uma reserva particular localizada a aproximadamente 30 km da instituição de ensino. As observações prévias demonstraram que a maioria dos estudantes se sentem motivados diante da realização da prática de campo, e que compete ao professor e equipe envolvida estarem engajados quanto aos propósitos e deixar bem claro quais os reais objetivos da estratégia adotada. Observou-se por meio dos relatórios desenvolvidos pelos discentes que em relação a aprendizagem sobre a temática ecologia, a associação de aulas expositivas com práticas é de suma importância para uma aprendizagem efetiva. Apesar das inúmeras dificuldades no desenvolvimento de aulas nesse viés, constatou-se que os benefícios alcançados possibilitam a aquisição de conhecimentos contextualizados com os problemas do cotidiano da vida dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.