Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA NO IFRJ-CDUC E SEUS USOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.

Palavra-chaves: COLEÇÃO DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46790
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 3074
    "titulo" => """
      CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA NO\r\n
      IFRJ-CDUC E SEUS USOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E\r\n
      DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.
      """
    "resumo" => "O ensino de zoologia e seu viés evolutivo, dentro das disciplinas de Ciências e Biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, rotineiramente se apresenta de forma conteudista e pouco atrativa aos estudantes. O enfoque tradicional, com a predominância de aulas expositivas que demandam grande capacidade de abstração dos estudantes com conceitos, teorias, princípios e formulação de hipóteses, afasta-se da proposta de integração do ensino de conhecimentos biológicos com outras dimensões, na construção de um currículo de Biologia para o cidadão do século XXI. Assim, uma coleção didática se apresenta como meio importante para o ensino de determinados assuntos por se compor de um instrumento que apresenta aos estudantes aspectos da cultura científica – história, conteúdos e procedimentos. Tendo como norteador a busca pela Aprendizagem Significativa, o projeto propõe a construção de uma coleção zoológica didática no IFRJ-CDUC através de recebimento de doações de espécimes excedentes de instituições de pesquisa, de confecção de caixas entomológicas com insetos da região e produção de esqueletos de vertebrados de diferentes grupos taxonômicos, produção de material de apoio para utilização dos exemplares da coleção, avaliação da utilização da coleção pelos estudantes do campus, promoção da divulgação científica através da coleção didática, implementando um polo de empréstimo de material didático no IFRJ-CDUC para professores do entorno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "COLEÇÃO DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3074_30052018170537.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA TEBALDI DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissa.tebaldi@ifrj.edu."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46790
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 3074
    "titulo" => """
      CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA NO\r\n
      IFRJ-CDUC E SEUS USOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E\r\n
      DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.
      """
    "resumo" => "O ensino de zoologia e seu viés evolutivo, dentro das disciplinas de Ciências e Biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, rotineiramente se apresenta de forma conteudista e pouco atrativa aos estudantes. O enfoque tradicional, com a predominância de aulas expositivas que demandam grande capacidade de abstração dos estudantes com conceitos, teorias, princípios e formulação de hipóteses, afasta-se da proposta de integração do ensino de conhecimentos biológicos com outras dimensões, na construção de um currículo de Biologia para o cidadão do século XXI. Assim, uma coleção didática se apresenta como meio importante para o ensino de determinados assuntos por se compor de um instrumento que apresenta aos estudantes aspectos da cultura científica – história, conteúdos e procedimentos. Tendo como norteador a busca pela Aprendizagem Significativa, o projeto propõe a construção de uma coleção zoológica didática no IFRJ-CDUC através de recebimento de doações de espécimes excedentes de instituições de pesquisa, de confecção de caixas entomológicas com insetos da região e produção de esqueletos de vertebrados de diferentes grupos taxonômicos, produção de material de apoio para utilização dos exemplares da coleção, avaliação da utilização da coleção pelos estudantes do campus, promoção da divulgação científica através da coleção didática, implementando um polo de empréstimo de material didático no IFRJ-CDUC para professores do entorno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "COLEÇÃO DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3074_30052018170537.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA TEBALDI DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissa.tebaldi@ifrj.edu."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de zoologia e seu viés evolutivo, dentro das disciplinas de Ciências e Biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, rotineiramente se apresenta de forma conteudista e pouco atrativa aos estudantes. O enfoque tradicional, com a predominância de aulas expositivas que demandam grande capacidade de abstração dos estudantes com conceitos, teorias, princípios e formulação de hipóteses, afasta-se da proposta de integração do ensino de conhecimentos biológicos com outras dimensões, na construção de um currículo de Biologia para o cidadão do século XXI. Assim, uma coleção didática se apresenta como meio importante para o ensino de determinados assuntos por se compor de um instrumento que apresenta aos estudantes aspectos da cultura científica – história, conteúdos e procedimentos. Tendo como norteador a busca pela Aprendizagem Significativa, o projeto propõe a construção de uma coleção zoológica didática no IFRJ-CDUC através de recebimento de doações de espécimes excedentes de instituições de pesquisa, de confecção de caixas entomológicas com insetos da região e produção de esqueletos de vertebrados de diferentes grupos taxonômicos, produção de material de apoio para utilização dos exemplares da coleção, avaliação da utilização da coleção pelos estudantes do campus, promoção da divulgação científica através da coleção didática, implementando um polo de empréstimo de material didático no IFRJ-CDUC para professores do entorno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.