O ensino de zoologia e seu viés evolutivo, dentro das disciplinas de Ciências e Biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, rotineiramente se apresenta de forma conteudista e pouco atrativa aos estudantes. O enfoque tradicional, com a predominância de aulas expositivas que demandam grande capacidade de abstração dos estudantes com conceitos, teorias, princípios e formulação de hipóteses, afasta-se da proposta de integração do ensino de conhecimentos biológicos com outras dimensões, na construção de um currículo de Biologia para o cidadão do século XXI. Assim, uma coleção didática se apresenta como meio importante para o ensino de determinados assuntos por se compor de um instrumento que apresenta aos estudantes aspectos da cultura científica – história, conteúdos e procedimentos. Tendo como norteador a busca pela Aprendizagem Significativa, o projeto propõe a construção de uma coleção zoológica didática no IFRJ-CDUC através de recebimento de doações de espécimes excedentes de instituições de pesquisa, de confecção de caixas entomológicas com insetos da região e produção de esqueletos de vertebrados de diferentes grupos taxonômicos, produção de material de apoio para utilização dos exemplares da coleção, avaliação da utilização da coleção pelos estudantes do campus, promoção da divulgação científica através da coleção didática, implementando um polo de empréstimo de material didático no IFRJ-CDUC para professores do entorno.