Resumo: Este artigo é oriundo de reflexões acerca de uma problemática bastante recorrente no que se refere ao ensino de língua portuguesa: a dificuldade em de produção textual por parte dos alunos, situação que interfere demasiadamente no processo de ensino e aprendizagem como um todo. Por isso, o objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância das práticas letradas com vistas ao desenvolvimento das habilidades de escrita de discentes do ensino médio. Para fundamentar esta abordagem, baseou-se nas ideias sobre Letramentos, Multiletramentos, Retextualização e Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), bem como em questões inerentes ao texto como objeto de ensino. Como procedimento metodológico, foi será adotada a pesquisa bibliográfica, que norteará a discussão e a proposição de atividades a serem desenvolvidas no contexto escolar. Nesse sentido, são apresentadas algumas ideias de trabalho na perspectiva dos letramentos e multiletramentos em sala de aula. Como possíveis resultados, pode-se apontar o desenvolvimento do protagonismo juvenil, sobretudo mediante o uso de tecnologias em sala de aula. Além disso, pode-se vislumbrar uma ampliação acerca dos gêneros trabalhados na escola e situar os discentes na condição de produtores e não apenas de receptores de texto. Portanto, é viável dizer que é necessário realizar atividades com textos em sala de aula que contemplem os aspectos inerentes ao letramento e aos seus desdobramentos.
Palavras-chave: Letramento, Retextualização, Texto, Escrita, Ensino.