RESUMO: Segundo a constituição federal de 1988, todos os brasileiros registrados têm direitos ao acesso a educação, saúde, trabalho, lazer e demais recursos que lhe garantam a plena estabilidade social. Buscamos como objetivo geral dessa pesquisa, conhecer como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos, reconhecendo as dificuldades em comunicar-se com a comunidade escolar numa escola de ensino regular na cidade de Belo Jardim - PE. O referido trabalho usou como metodologia uma pesquisa qualiquantitativa, buscando entender o desenvolvimento do processo educacional quanto a inclusão e foi realizada uma pesquisa de campo para que fosse tabulado e construído o resultado final. Concluiu-se que os estudantes surdos se sentem bem acolhidos pela escola, principalmente pelo fato da mesma dispor de intérpretes, fundamental na transmissão dos conteúdos. Percebe-se também uma aprovação na metodologia utilizada pela instituição escolar. Apenas um dos estudantes afirma que deveria ser disponibilizados mais recursos. No que se refere aos desafios, o principal deles é a dificuldade em comunicar-se com os demais alunos e professores que não dominam a língua de sinais. Nos questionamentos aos alunos não surdos, a maioria admite ter um convívio normal com alunos surdos, ressaltando apenas, dificuldade de comunicação. Entretanto, os estudantes desaprovam à estrutura física e metodológica da escola para com os estudantes surdos. Portanto, e escola mesmo com limitações procura promover a interação desses alunos surdos com os demais membros da comunidade escolar, de modo que esses se sintam de fato acolhidos e inclusos no âmbito pesquisado.