Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL FREI CASSIANO DE COMACCHIO NA CIDADE DE BELO JARDIM-PERNAMBUCO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48450
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 941
    "inscrito_id" => 5719
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA  PARA SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL FREI CASSIANO DE COMACCHIO NA CIDADE DE  BELO JARDIM-PERNAMBUCO"
    "resumo" => "RESUMO: Segundo a constituição federal de 1988, todos os brasileiros registrados têm direitos ao acesso a educação, saúde, trabalho, lazer e demais recursos que lhe garantam a plena estabilidade social. Buscamos como objetivo geral dessa pesquisa, conhecer como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos, reconhecendo as dificuldades em comunicar-se com a comunidade escolar numa escola de ensino regular na cidade de Belo Jardim - PE. O referido trabalho usou como metodologia uma pesquisa qualiquantitativa, buscando entender o desenvolvimento do processo educacional quanto a inclusão e foi realizada uma pesquisa de campo para que fosse tabulado  e construído  o resultado final. Concluiu-se que os estudantes surdos se sentem bem acolhidos pela escola, principalmente pelo fato da mesma dispor de intérpretes, fundamental na transmissão dos conteúdos. Percebe-se também uma aprovação na metodologia utilizada pela instituição escolar. Apenas um dos estudantes afirma que deveria ser disponibilizados  mais recursos. No que se refere aos desafios, o principal deles é a dificuldade em comunicar-se com os demais alunos e professores que não dominam a língua de sinais. Nos questionamentos aos alunos não surdos, a maioria admite ter um convívio normal com alunos surdos, ressaltando apenas, dificuldade de comunicação. Entretanto, os estudantes desaprovam à estrutura física e metodológica da escola para com os estudantes surdos. Portanto, e escola mesmo com limitações procura promover a interação desses alunos surdos com os demais membros da comunidade escolar, de modo que esses se sintam de fato acolhidos e inclusos no âmbito pesquisado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID5719_27082018120938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO BEZERRA DAS CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO"
    "autor_email" => "fernandoxucuru@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48450
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 941
    "inscrito_id" => 5719
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA  PARA SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL FREI CASSIANO DE COMACCHIO NA CIDADE DE  BELO JARDIM-PERNAMBUCO"
    "resumo" => "RESUMO: Segundo a constituição federal de 1988, todos os brasileiros registrados têm direitos ao acesso a educação, saúde, trabalho, lazer e demais recursos que lhe garantam a plena estabilidade social. Buscamos como objetivo geral dessa pesquisa, conhecer como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos, reconhecendo as dificuldades em comunicar-se com a comunidade escolar numa escola de ensino regular na cidade de Belo Jardim - PE. O referido trabalho usou como metodologia uma pesquisa qualiquantitativa, buscando entender o desenvolvimento do processo educacional quanto a inclusão e foi realizada uma pesquisa de campo para que fosse tabulado  e construído  o resultado final. Concluiu-se que os estudantes surdos se sentem bem acolhidos pela escola, principalmente pelo fato da mesma dispor de intérpretes, fundamental na transmissão dos conteúdos. Percebe-se também uma aprovação na metodologia utilizada pela instituição escolar. Apenas um dos estudantes afirma que deveria ser disponibilizados  mais recursos. No que se refere aos desafios, o principal deles é a dificuldade em comunicar-se com os demais alunos e professores que não dominam a língua de sinais. Nos questionamentos aos alunos não surdos, a maioria admite ter um convívio normal com alunos surdos, ressaltando apenas, dificuldade de comunicação. Entretanto, os estudantes desaprovam à estrutura física e metodológica da escola para com os estudantes surdos. Portanto, e escola mesmo com limitações procura promover a interação desses alunos surdos com os demais membros da comunidade escolar, de modo que esses se sintam de fato acolhidos e inclusos no âmbito pesquisado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID5719_27082018120938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO BEZERRA DAS CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO"
    "autor_email" => "fernandoxucuru@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: Segundo a constituição federal de 1988, todos os brasileiros registrados têm direitos ao acesso a educação, saúde, trabalho, lazer e demais recursos que lhe garantam a plena estabilidade social. Buscamos como objetivo geral dessa pesquisa, conhecer como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos, reconhecendo as dificuldades em comunicar-se com a comunidade escolar numa escola de ensino regular na cidade de Belo Jardim - PE. O referido trabalho usou como metodologia uma pesquisa qualiquantitativa, buscando entender o desenvolvimento do processo educacional quanto a inclusão e foi realizada uma pesquisa de campo para que fosse tabulado e construído o resultado final. Concluiu-se que os estudantes surdos se sentem bem acolhidos pela escola, principalmente pelo fato da mesma dispor de intérpretes, fundamental na transmissão dos conteúdos. Percebe-se também uma aprovação na metodologia utilizada pela instituição escolar. Apenas um dos estudantes afirma que deveria ser disponibilizados mais recursos. No que se refere aos desafios, o principal deles é a dificuldade em comunicar-se com os demais alunos e professores que não dominam a língua de sinais. Nos questionamentos aos alunos não surdos, a maioria admite ter um convívio normal com alunos surdos, ressaltando apenas, dificuldade de comunicação. Entretanto, os estudantes desaprovam à estrutura física e metodológica da escola para com os estudantes surdos. Portanto, e escola mesmo com limitações procura promover a interação desses alunos surdos com os demais membros da comunidade escolar, de modo que esses se sintam de fato acolhidos e inclusos no âmbito pesquisado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.