Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE RECURSOS IMPRESSOS EM 3D PARA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, TECNOLOGIA ASSISTIVA, IMPRESSÃO 3D, IMPRESSÃO 3D Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o impacto dos materiais didáticos produzidos por meio de impressão 3D nos processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. Este trabalho descreve a avaliação realizada por três estudantes cegos e dois com baixa visão sobre recursos tridimensionais desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologia Assistiva da UFSCar campus Sorocaba. Com apoio do CNPq foram impressos materiais didáticos para o ensino escolar de diversas áreas do conhecimento. As entrevistas semiestruturadas, autorizadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, foram analisadas à luz da teoria histórico-cultural e os resultados obtidos por meio dos discursos verbalizados pelos estudantes nos levam a consolidar que a contribuição da tecnologia assistiva – neste caso, produzida por impressão 3D – é capaz de potencializar a aprendizagem de pessoas com deficiência visual, em consonância com o papel fundamental que os educadores possuem na interação entre sujeito e conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.