O Programa de Educação Tutorial - PROTUT da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
foi criado em 2014 e hoje faz parte do rol de políticas acadêmicas da universidade para o
ensino em cursos de graduação. Distribuído pelos Centros de Ensino nos variados campi, o
programa tem entre seus objetivos específicos os seguintes: dar suporte didático-pedagógico
para correção de desníveis de conhecimento prévio dos estudantes; auxiliar tutorandos no
processo de aprendizagem; fomentar a confiança no estudo das disciplinas acadêmicas e
colaborar para a melhoria de desempenho no processo de aprendizagem, visando à redução
dos índices de reprovação, retenção e evasão. Uma das ramificações do PROTUT está
vinculada ao Centro de Informática (CI), onde se propõe a atender estudantes cuja formação
adere-se à matemática e à computação. O PROTUT/CI age no suporte a seis disciplinas-alvo:
três componentes curriculares versam sobre Cálculo Diferencial e Integral, uma sobre Cálculo
Numérico, uma sobre Álgebra Linear e a uma sobre Cálculo Vetorial e Geometria Analítica
(CVGA). Neste trabalho daremos enfoque à última. Este trabalho tem o propósito de reportar
um estudo de caso realizado por tutores de CVGA acerca de tendências observadas na
preferência dos tutorandos por plataformas digitais como motor de estudo no processo ensino-
aprendizagem em contraste com outras modalidades. Pesquisas qualitativas indicam que os
canais digitais caminham para uma posição de destaque neste processo face ao modelo de
tutoria convencional e lança perspectivas de que o e-tutoring pode tornar-se elemento
indispensável para que o programa de tutoria torne-se mais eficaz.