É normal que no senso comum se imagine que educação só pode ser transmitida nos espaços escolares ou em outras instituições de ensino, visto que este é o modelo educacional que prevalece na sociedade a muito tempo. Contudo, nota-se que em outros momentos da história humana, quando ainda não existia a escola, a educação já se fazia presente no cotidiano social das pessoas, pois esta perpassa por toda a existência humana, possuindo, assim, um caráter universalizante. Sabemos que a maneira como o processo educativo se constituía no período primitivo, por exemplo, era muito distinto da maneira que se constitui hoje em dia, porém, ao analisar como acontecia a educação naquele período, poder-se-á perceber que a mesma já possuía características que estão presentes na contemporaneidade. Portanto, está na natureza da educação fazer com que os indivíduos ajam de maneira socialmente adequada e transmitir de geração a geração os conhecimentos das gerações passadas, desenvolvendo, assim, novos conhecimentos e comportamentos, desde que sejam socialmente desejados. Sendo assim, esse artigo busca trazer um estudo sobre a educação e quais seus principais objetivos levando em conta sua função social. A análise será realizada a partir de um recorte histórico, enfatizando os períodos que foram considerados mais relevantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como aporte teórico autores que se debruçam sobre a ontologia marxiana, por compreender nesse método a melhor forma de ir além do fenômeno e alcançar a apreensão concreta do objeto de análise deste artigo.