CAPACITAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Á PROFISSIONAIS DE PSICOPEDAGOGIA PARA O ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES DE FIBROSE CÍSTICA E COM QUADRO DE INTERNAÇÕES RECORRENTES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46669 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2488 "inscrito_id" => 797 "titulo" => "CAPACITAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Á PROFISSIONAIS DE PSICOPEDAGOGIA PARA O ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES DE FIBROSE CÍSTICA E COM QUADRO DE INTERNAÇÕES RECORRENTES" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a capacitação profissional de psicopedagogos para a Intervenção Psicopedagógica a pacientes com fibrose cística (FC), com quadro de internações recorrentes. Visando, com características que precisam ser bem exploradas para trabalhar de modo integrativo, e facilitador numa aprendizagem significativa ao aprendente, como nos apresenta Visca. Esta capacitação propõe, uma aprendizagem que deveria ocorrer na escola, com seus aspectos éticos, culturais, sociais, psicomotores e emocionais, mas já que estamos falando de pacientes com uma doença rara que afeta mais de 70.000 pessoas no mundo e no Brasil, onde dados do Ministério da Saúde estimam aproximadamente 1,5 mil pessoas com Fibrose Cística sendo que no Rio de Janeiro, em estudo de Cabello e colaboradores a incidência de FC foi estimada em 1: 6.902 nascidos vivos (Cabello et al., 1999) e crianças, em faixa etária escolar são afetadas direta e indiretamente por internações recorrentes. O objetivo do trabalho foi analisar o impacto da intervenção psicopedagógica no desenvolvimento psicoeducacional infantil dos pacientes com FC após a capacitação, e identificar os possíveis fatores positivos deste trabalho como sendo um diferencial significativo para a recuperação física, psicoemocional e social da criança das crianças atendidas auxiliando o desenvolvimento humano dos pacientes. Para tanto, foram promovidos seminários e cursos para profissionais de psicopedagogia e pedagogia com o objetivo de formar indivíduos que a partir de suas experiências individuais, pudessem coordenar um trabalho invariavelmente em função de uma meta focada na aprendizagem humana com conhecimentos de diferentes níveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "FIBROSE CÍSTICA, PSICOPEDAGOGIA, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, APRENDIZAGEM HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID797_10092018124239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEKSANDRA SALES" "autor_nome_curto" => "ALEKSANDRA" "autor_email" => "aleksandrasales@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46669 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2488 "inscrito_id" => 797 "titulo" => "CAPACITAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Á PROFISSIONAIS DE PSICOPEDAGOGIA PARA O ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES DE FIBROSE CÍSTICA E COM QUADRO DE INTERNAÇÕES RECORRENTES" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a capacitação profissional de psicopedagogos para a Intervenção Psicopedagógica a pacientes com fibrose cística (FC), com quadro de internações recorrentes. Visando, com características que precisam ser bem exploradas para trabalhar de modo integrativo, e facilitador numa aprendizagem significativa ao aprendente, como nos apresenta Visca. Esta capacitação propõe, uma aprendizagem que deveria ocorrer na escola, com seus aspectos éticos, culturais, sociais, psicomotores e emocionais, mas já que estamos falando de pacientes com uma doença rara que afeta mais de 70.000 pessoas no mundo e no Brasil, onde dados do Ministério da Saúde estimam aproximadamente 1,5 mil pessoas com Fibrose Cística sendo que no Rio de Janeiro, em estudo de Cabello e colaboradores a incidência de FC foi estimada em 1: 6.902 nascidos vivos (Cabello et al., 1999) e crianças, em faixa etária escolar são afetadas direta e indiretamente por internações recorrentes. O objetivo do trabalho foi analisar o impacto da intervenção psicopedagógica no desenvolvimento psicoeducacional infantil dos pacientes com FC após a capacitação, e identificar os possíveis fatores positivos deste trabalho como sendo um diferencial significativo para a recuperação física, psicoemocional e social da criança das crianças atendidas auxiliando o desenvolvimento humano dos pacientes. Para tanto, foram promovidos seminários e cursos para profissionais de psicopedagogia e pedagogia com o objetivo de formar indivíduos que a partir de suas experiências individuais, pudessem coordenar um trabalho invariavelmente em função de uma meta focada na aprendizagem humana com conhecimentos de diferentes níveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "FIBROSE CÍSTICA, PSICOPEDAGOGIA, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, APRENDIZAGEM HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID797_10092018124239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEKSANDRA SALES" "autor_nome_curto" => "ALEKSANDRA" "autor_email" => "aleksandrasales@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }