A prática docente requer uma constante atualização de métodos de ensino que possam suprir as demandas sociais, e para isto o estágio supervisionado se constitui num processo de grande importância na formação do professor, onde o mesmo passa a ter uma ideia mais ampla do funcionamento de todas as nuances próprias do contexto escolar. A realidade das escolas brasileiras incita um debate perene em relação à docência, acompanhando o desenvolvimento das sociedades. Neste trabalho encontra-se um relato de experiência oriundo da formação docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, onde se busca analisar todas as características próprias da escola, incluindo seu funcionamento, a divisão de trabalho, os perfis dos alunos e a comunidade na qual a escola está inserida; enfatizando-se a observação das aulas de ciências e a regência de ensino por parte do estagiário. Desse modo, pode-se sugerir modelos pedagógicos inovadores e propor diferentes formas de intervenção escolar. Vale salientar que o referido estágio se deu através do Programa de Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Pernambuco; o que se concretiza enquanto uma tendência no contexto educacional brasileiro, o qual vem apresentando resultados promissores quando se observa suas consequências em outros programas relativos iniciados em diferentes contextos sociais.