Introdução: O presente trabalho justifica-se pela necessidade de afirmar o trabalho pedagógico enquanto uma proposta crítica para a formação docente, frente a um cenário de reformas educacionais. O trabalho enquanto princípio educativo age sobre a concentricidade da vida, no contexto educacional e escolar a organização do trabalho pedagógico diz respeito desde a estrutura organizacional da escola, até o trato com o conhecimento, enfim, determina direta e intencionalmente a formação. Objetivo: Relatar a organização do trabalho pedagógico de Educação Física alicerçado em referenciais teóricos críticos. Metodologia: Este trabalho trata-se de um relato de experiência que da construção do trabalho pedagógico desenvolvido pelo PIBID - Educação Física do CAV-UFPE, no contexto da Educação Básica do estado de Pernambuco. Resultados e discussão: Atualmente, a categoria trabalho está dividida entre trabalho intelectual e manual, com determinações e interesses de classe antagônicos. Com relação à Educação, o avanço de interesses privados é alarmante, a organização escolar tem se adaptado a modelos de gestão empresarial visando maior eficiência e resultados. O trabalho pedagógico está reduzido a prática pedagógica ou trabalho docente, e a profissão está cada vez mais tecnoburocrática. Ademais, há um recuo na teoria pedagógica para a formação de professores, marcada pelo multi-referencialismo. Conclusão: Mediante ao cenário de reformas educacionais, é necessário fincar a bandeira da educação pública, gratuita e de qualidade para a classe trabalhadora. Além de garantir aos futuros docentes o aporte teórico e prático necessário para que os mesmos sejam capazes de mediar ações transformadoras dentro e fora dos muros da escola.