Busca-se compreender sobre a linguagem matemática e sua influência para a resolução de problemas, a partir da interpretação de enunciados matemáticos, no 5º ano do ensino fundamental I. Para tanto foi proposto e construído dois quadros temáticos: um correspondendo a indicadores relacionados para a resolução de problemas matemáticos e outro trazendo o estado da arte sobre o objeto de estudo. Sendo aplicada a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados alcançados foram organizados e discutidos a partir das técnicas de triangulação e análise de conteúdo, com o aporte do método hermenêutico para assim compreender as afirmativas de cada autor quanto aos indicadores “Linguagem matemática; Intepretação e estruturação de enunciados matemáticos; Formação do professor de matemática e estratégias para educação matemática; Metodologias para Resolução de problemas; e, Resolução de problemas como produção de conhecimento”. Oportunizando reconhecer que se concentra na interpretação de enunciados matemáticos a maior dificuldade para a resolução de problemas. Considera-se que esta realidade tem reflexo positivo ou negativamente mediante a articulações entre a língua portuguesa e a linguagem matemática, a capacidade de ordenação e estruturação dos enunciados, o perfil do professor, e a utilização da resolução de problema como fonte de produção do conhecimento.