Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, INFANTIL, LITERATURA, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47779
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1587
    "inscrito_id" => 8378
    "titulo" => """
      LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS\r\n
      PROFESSORES?
      """
    "resumo" => """
      Esta pesquisa teve como objetivo investigar o que pensam os professores sobre a importância de integrar livros de literatura infantil em turmas dos anos iniciais nas aulas de matemática. Para isso, foi realizada uma entrevista individual com20 professores de escolas da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes, sendo 10 do 1º ano e 10 do 5º ano. Todos os professores afirmam que é importante desenvolver um trabalho interdisciplinar articulando Matemática e linguagem, assim como relacionar Matemática e literatura infantil pode ser uma estratégia facilitadora para o processo de\r\n
      aprendizagem. Entretanto, nem sempre isso ocorre, uma vez que 7 (sete) professores do afirmaram não trabalhar com literatura infantil ou usar muito pouco. Os professores percebem que é possível utilizar a literatura infantil nas aulas de Matemática, mas fazem uso limitado das mesmas. Assim, É importante que os professores sejam incentivados a realizar aulas que integrem literatura infantil nas aulas de Matemática, favorecendo uma aprendizagem interativa e do mundo infantil.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, INFANTIL, LITERATURA, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8378_07092018114320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA REGINA DOS SANTOS ANDRADE "
    "autor_nome_curto" => "AMANDA REGINA"
    "autor_email" => "AMANDAANDRADE216@GMAIL.CO"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47779
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1587
    "inscrito_id" => 8378
    "titulo" => """
      LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS\r\n
      PROFESSORES?
      """
    "resumo" => """
      Esta pesquisa teve como objetivo investigar o que pensam os professores sobre a importância de integrar livros de literatura infantil em turmas dos anos iniciais nas aulas de matemática. Para isso, foi realizada uma entrevista individual com20 professores de escolas da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes, sendo 10 do 1º ano e 10 do 5º ano. Todos os professores afirmam que é importante desenvolver um trabalho interdisciplinar articulando Matemática e linguagem, assim como relacionar Matemática e literatura infantil pode ser uma estratégia facilitadora para o processo de\r\n
      aprendizagem. Entretanto, nem sempre isso ocorre, uma vez que 7 (sete) professores do afirmaram não trabalhar com literatura infantil ou usar muito pouco. Os professores percebem que é possível utilizar a literatura infantil nas aulas de Matemática, mas fazem uso limitado das mesmas. Assim, É importante que os professores sejam incentivados a realizar aulas que integrem literatura infantil nas aulas de Matemática, favorecendo uma aprendizagem interativa e do mundo infantil.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, INFANTIL, LITERATURA, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8378_07092018114320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA REGINA DOS SANTOS ANDRADE "
    "autor_nome_curto" => "AMANDA REGINA"
    "autor_email" => "AMANDAANDRADE216@GMAIL.CO"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o que pensam os professores sobre a importância de integrar livros de literatura infantil em turmas dos anos iniciais nas aulas de matemática. Para isso, foi realizada uma entrevista individual com20 professores de escolas da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes, sendo 10 do 1º ano e 10 do 5º ano. Todos os professores afirmam que é importante desenvolver um trabalho interdisciplinar articulando Matemática e linguagem, assim como relacionar Matemática e literatura infantil pode ser uma estratégia facilitadora para o processo de aprendizagem. Entretanto, nem sempre isso ocorre, uma vez que 7 (sete) professores do afirmaram não trabalhar com literatura infantil ou usar muito pouco. Os professores percebem que é possível utilizar a literatura infantil nas aulas de Matemática, mas fazem uso limitado das mesmas. Assim, É importante que os professores sejam incentivados a realizar aulas que integrem literatura infantil nas aulas de Matemática, favorecendo uma aprendizagem interativa e do mundo infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.