Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BRINCAR E A CRIANÇA

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO, CRIANÇA, BRINCAR Pôster (PO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47945
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 703
    "inscrito_id" => 3646
    "titulo" => "O BRINCAR E A CRIANÇA"
    "resumo" => "O presente trabalho sobre o brincar no desenvolvimento da criança tem por objetivo auxiliar o professor a respeito da importância da brincadeira na Educação Infantil para a aprendizagem da criança. O ato de brincar atua como facilitador da aprendizagem e da construção de saberes permitindo o desenvolvimento individual da criança, tendo em vista que as capacidades e habilidades da criança se tornam mais complexas com o desenvolvimento da linguagem. A brincadeira possibilita que a criança se desenvolva no aspecto social, cognitivo e emocional. Durante o brincar a criança utiliza a sua imaginação para se expressar e compreender a si mesma e o mundo em sua volta. Apresentamos uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, baseada em observações realizadas em uma escola particular localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. Foram analisadas 2 (duas) turmas do Infantil 3 (crianças com 4 e 5 anos), no período da manhã e da tarde, durante um mês. Observamos os instantes de brincadeira das crianças, os materiais utilizados e o ambiente estabelecido para o brincar, tendo em vista a mediação do educador ao longo desse processo.O professor necessita promover um espaço que faça parte de um contexto no qual permita a interação entre as crianças e adultos, visando ampliar as suas capacidades de interação por meio da brincadeira, compreendendo a heterogeneidade da sala de aula, já que cada criança apresenta uma cultura distinta e busca promover sentidos as suas criações ao longo da interação no ato do brincar apresentando singularidades na socialização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO, CRIANÇA, BRINCAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID3646_17082018211821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUENIA ROBERTA VASCONCELOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUENIA"
    "autor_email" => "sueroberta@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47945
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 703
    "inscrito_id" => 3646
    "titulo" => "O BRINCAR E A CRIANÇA"
    "resumo" => "O presente trabalho sobre o brincar no desenvolvimento da criança tem por objetivo auxiliar o professor a respeito da importância da brincadeira na Educação Infantil para a aprendizagem da criança. O ato de brincar atua como facilitador da aprendizagem e da construção de saberes permitindo o desenvolvimento individual da criança, tendo em vista que as capacidades e habilidades da criança se tornam mais complexas com o desenvolvimento da linguagem. A brincadeira possibilita que a criança se desenvolva no aspecto social, cognitivo e emocional. Durante o brincar a criança utiliza a sua imaginação para se expressar e compreender a si mesma e o mundo em sua volta. Apresentamos uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, baseada em observações realizadas em uma escola particular localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. Foram analisadas 2 (duas) turmas do Infantil 3 (crianças com 4 e 5 anos), no período da manhã e da tarde, durante um mês. Observamos os instantes de brincadeira das crianças, os materiais utilizados e o ambiente estabelecido para o brincar, tendo em vista a mediação do educador ao longo desse processo.O professor necessita promover um espaço que faça parte de um contexto no qual permita a interação entre as crianças e adultos, visando ampliar as suas capacidades de interação por meio da brincadeira, compreendendo a heterogeneidade da sala de aula, já que cada criança apresenta uma cultura distinta e busca promover sentidos as suas criações ao longo da interação no ato do brincar apresentando singularidades na socialização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO, CRIANÇA, BRINCAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID3646_17082018211821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUENIA ROBERTA VASCONCELOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUENIA"
    "autor_email" => "sueroberta@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho sobre o brincar no desenvolvimento da criança tem por objetivo auxiliar o professor a respeito da importância da brincadeira na Educação Infantil para a aprendizagem da criança. O ato de brincar atua como facilitador da aprendizagem e da construção de saberes permitindo o desenvolvimento individual da criança, tendo em vista que as capacidades e habilidades da criança se tornam mais complexas com o desenvolvimento da linguagem. A brincadeira possibilita que a criança se desenvolva no aspecto social, cognitivo e emocional. Durante o brincar a criança utiliza a sua imaginação para se expressar e compreender a si mesma e o mundo em sua volta. Apresentamos uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, baseada em observações realizadas em uma escola particular localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. Foram analisadas 2 (duas) turmas do Infantil 3 (crianças com 4 e 5 anos), no período da manhã e da tarde, durante um mês. Observamos os instantes de brincadeira das crianças, os materiais utilizados e o ambiente estabelecido para o brincar, tendo em vista a mediação do educador ao longo desse processo.O professor necessita promover um espaço que faça parte de um contexto no qual permita a interação entre as crianças e adultos, visando ampliar as suas capacidades de interação por meio da brincadeira, compreendendo a heterogeneidade da sala de aula, já que cada criança apresenta uma cultura distinta e busca promover sentidos as suas criações ao longo da interação no ato do brincar apresentando singularidades na socialização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.