SILVA, Suenia Roberta Vasconcelos Da. O brincar e a criança. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47945>. Acesso em: 22/11/2024 05:20
O presente trabalho sobre o brincar no desenvolvimento da criança tem por objetivo auxiliar o professor a respeito da importância da brincadeira na Educação Infantil para a aprendizagem da criança. O ato de brincar atua como facilitador da aprendizagem e da construção de saberes permitindo o desenvolvimento individual da criança, tendo em vista que as capacidades e habilidades da criança se tornam mais complexas com o desenvolvimento da linguagem. A brincadeira possibilita que a criança se desenvolva no aspecto social, cognitivo e emocional. Durante o brincar a criança utiliza a sua imaginação para se expressar e compreender a si mesma e o mundo em sua volta. Apresentamos uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, baseada em observações realizadas em uma escola particular localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. Foram analisadas 2 (duas) turmas do Infantil 3 (crianças com 4 e 5 anos), no período da manhã e da tarde, durante um mês. Observamos os instantes de brincadeira das crianças, os materiais utilizados e o ambiente estabelecido para o brincar, tendo em vista a mediação do educador ao longo desse processo.O professor necessita promover um espaço que faça parte de um contexto no qual permita a interação entre as crianças e adultos, visando ampliar as suas capacidades de interação por meio da brincadeira, compreendendo a heterogeneidade da sala de aula, já que cada criança apresenta uma cultura distinta e busca promover sentidos as suas criações ao longo da interação no ato do brincar apresentando singularidades na socialização.