Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDEIAS PEDAGÓGICAS: DIÁLOGOS - PROPOSTAS - SABERES, PARA ALÉM DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.

Palavra-chaves: IDEIAS PEDAGÓGICAS, DIÁLOGOS, PROPOSTAS, SABERES, SABERES Comunicação Oral (CO) GT 03. História da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47580
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3416
    "inscrito_id" => 4484
    "titulo" => "IDEIAS PEDAGÓGICAS: DIÁLOGOS - PROPOSTAS - SABERES, PARA ALÉM DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO."
    "resumo" => """
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o questionamento para compreensão do comportamento da História da Educação, cujos registros de ideias pedagógicas contidos em suas páginas, serviram apenas como partes que preencheram a lacuna de um tempo, sem mudanças que proporcionasse à sociedade alcançar a finalidade pretendida. A partir desse problema pretende-se caminhar apresentando a necessidade de percepção, se aquilo que fora pensado pelos educadores não foi reflexionado apenas para responder as demandas surgidas ou problemas vividos por aquele tempo. Espera-se que a ideia apresentada forneça uma indagação para estabelecer rupturas e derrubar pressupostos, “paradigmas tradicionais”, necessidades vitais de uma sociedade que urge por mudanças. Se esta sociedade não consegue ver chegar até seus indivíduos tais respostas às suas urgências, permanecem apenas no papel, como assistentes ao tempo que passa. É necessário que dentro dessa História da Educação, e como processo historiográfico, faça ver germinar frutos para transformações, e isso a partir de diálogos, propostas e saberes, não como clichês que ficarão pendurados e pinçados por professores e pesquisadores de algo que se deu num tempo, numa história factual e positivista, como notícias jornalísticas que veiculam e logo desaparecem. As relevâncias acadêmicas e sociais dessa pesquisa são evidenciadas por viabilizar a proposição de diálogo para aproximação, das propostas para novos caminhos e dos saberes por entender que fará aproximar a objetividade da subjetividade, o alfabetizado do analfabeto, a compreensão da incompreensão, o oportuno do inoportuno, a tolerância do intolerante. Portanto, o Eu que consegue ser percebido no Outro.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: ideias pedagógicas, diálogos, propostas, saberes, História da Educação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "IDEIAS PEDAGÓGICAS, DIÁLOGOS, PROPOSTAS, SABERES, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID4484_14092018094301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAMARTINE GASPAR DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAMARTINE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "professorlamartine@uol.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47580
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3416
    "inscrito_id" => 4484
    "titulo" => "IDEIAS PEDAGÓGICAS: DIÁLOGOS - PROPOSTAS - SABERES, PARA ALÉM DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO."
    "resumo" => """
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o questionamento para compreensão do comportamento da História da Educação, cujos registros de ideias pedagógicas contidos em suas páginas, serviram apenas como partes que preencheram a lacuna de um tempo, sem mudanças que proporcionasse à sociedade alcançar a finalidade pretendida. A partir desse problema pretende-se caminhar apresentando a necessidade de percepção, se aquilo que fora pensado pelos educadores não foi reflexionado apenas para responder as demandas surgidas ou problemas vividos por aquele tempo. Espera-se que a ideia apresentada forneça uma indagação para estabelecer rupturas e derrubar pressupostos, “paradigmas tradicionais”, necessidades vitais de uma sociedade que urge por mudanças. Se esta sociedade não consegue ver chegar até seus indivíduos tais respostas às suas urgências, permanecem apenas no papel, como assistentes ao tempo que passa. É necessário que dentro dessa História da Educação, e como processo historiográfico, faça ver germinar frutos para transformações, e isso a partir de diálogos, propostas e saberes, não como clichês que ficarão pendurados e pinçados por professores e pesquisadores de algo que se deu num tempo, numa história factual e positivista, como notícias jornalísticas que veiculam e logo desaparecem. As relevâncias acadêmicas e sociais dessa pesquisa são evidenciadas por viabilizar a proposição de diálogo para aproximação, das propostas para novos caminhos e dos saberes por entender que fará aproximar a objetividade da subjetividade, o alfabetizado do analfabeto, a compreensão da incompreensão, o oportuno do inoportuno, a tolerância do intolerante. Portanto, o Eu que consegue ser percebido no Outro.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: ideias pedagógicas, diálogos, propostas, saberes, História da Educação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "IDEIAS PEDAGÓGICAS, DIÁLOGOS, PROPOSTAS, SABERES, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID4484_14092018094301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAMARTINE GASPAR DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAMARTINE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "professorlamartine@uol.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o questionamento para compreensão do comportamento da História da Educação, cujos registros de ideias pedagógicas contidos em suas páginas, serviram apenas como partes que preencheram a lacuna de um tempo, sem mudanças que proporcionasse à sociedade alcançar a finalidade pretendida. A partir desse problema pretende-se caminhar apresentando a necessidade de percepção, se aquilo que fora pensado pelos educadores não foi reflexionado apenas para responder as demandas surgidas ou problemas vividos por aquele tempo. Espera-se que a ideia apresentada forneça uma indagação para estabelecer rupturas e derrubar pressupostos, “paradigmas tradicionais”, necessidades vitais de uma sociedade que urge por mudanças. Se esta sociedade não consegue ver chegar até seus indivíduos tais respostas às suas urgências, permanecem apenas no papel, como assistentes ao tempo que passa. É necessário que dentro dessa História da Educação, e como processo historiográfico, faça ver germinar frutos para transformações, e isso a partir de diálogos, propostas e saberes, não como clichês que ficarão pendurados e pinçados por professores e pesquisadores de algo que se deu num tempo, numa história factual e positivista, como notícias jornalísticas que veiculam e logo desaparecem. As relevâncias acadêmicas e sociais dessa pesquisa são evidenciadas por viabilizar a proposição de diálogo para aproximação, das propostas para novos caminhos e dos saberes por entender que fará aproximar a objetividade da subjetividade, o alfabetizado do analfabeto, a compreensão da incompreensão, o oportuno do inoportuno, a tolerância do intolerante. Portanto, o Eu que consegue ser percebido no Outro. Palavras-chave: ideias pedagógicas, diálogos, propostas, saberes, História da Educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.