O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma sala de aula. Na verdade foi realizada uma oficina com duração de quatro horas em uma turma do 3ª ano do Ensino Médio do Município de Alagoinha-PB. Temos como objetivo central da pesquisa, compreender a definição de elipse, através de uma abordagem investigativa em sala de aula, trabalhando com o Geogebra e dobraduras. A justificativa desta pesquisa fundamenta-se em dois aspectos relevantes, que são: apresentar algumas definições da elipse, utilizando dobraduras e o Geogebra, com o intuito de uma maior compreensão desse conteúdo. E do ponto de vista didático-pedagógico, podemos destacar a potencialidade das tecnologias no processo ensino-aprendizagem, por se tratar de uma de um recurso que está bem presente no cotidiano dos alunos. Nesse sentido percebemos que a interação dos alunos durante a oficina é advinda de uma proposta investigativa em sala de aula, que dá voz aos mesmos, permitindo que eles sejam sujeitos ativo, na construção de sua aprendizagem. Assim, além dos objetivos atingidos, essa pesquisa nos proporcionou refletir sobre o processo ensino-aprendizagem da Elipse. Desta forma, é recomendável que os professores trabalhem com metodologias diversificadas, através de ferramentas que facilitem esse processo.