Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA E ENSINO

Palavra-chaves: LITERATURA, ENSINO, PRÁTICAS DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47775
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 4735
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO"
    "resumo" => "Este artigo objetiva refletir criticamente sobre discussões teóricas acerca de literatura e seu ensino no contexto escolar brasileiro atual, postuladas por alguns dos principais estudiosos da área, a exemplo de Zilberman (2012), Abreu (2006), Jouve (2012) e Machado (2002), dentre outros. A motivação inicial para tal empreitada é investigar aspectos relacionados ao que tem sido chamado nos meios acadêmicos de “crise da literatura”, ou seja, os problemas decorrentes da escolarização da literatura. Para tanto, serão tecidos alguns pormenores históricos do referido processo, numa tentativa de investigar problemas que tem se tornado recorrentes no ensino de literatura.  Outro ponto a ser destacado é a formação tanto do professor de Língua Portuguesa quanto do gosto de leitura do aluno. De posse dessas informações, busca-se práticas eficazes sobre o ensino de um componente curricular de elevado valor para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Por fim, serão apontados caminhos possíveis para se motivar os alunos à leitura de obras canônicas, por exemplo, partindo da reconhecida preferência deles por literatura de massa. A trajetória apontada aqui parece ser um instrumento para se repensar e buscar novas práticas de condução para o letramento literário no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO, PRÁTICAS DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID4735_05072018175638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA LEITE DA NÓBREGA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA NÓBREGA"
    "autor_email" => "moniknobrega@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47775
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 4735
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO"
    "resumo" => "Este artigo objetiva refletir criticamente sobre discussões teóricas acerca de literatura e seu ensino no contexto escolar brasileiro atual, postuladas por alguns dos principais estudiosos da área, a exemplo de Zilberman (2012), Abreu (2006), Jouve (2012) e Machado (2002), dentre outros. A motivação inicial para tal empreitada é investigar aspectos relacionados ao que tem sido chamado nos meios acadêmicos de “crise da literatura”, ou seja, os problemas decorrentes da escolarização da literatura. Para tanto, serão tecidos alguns pormenores históricos do referido processo, numa tentativa de investigar problemas que tem se tornado recorrentes no ensino de literatura.  Outro ponto a ser destacado é a formação tanto do professor de Língua Portuguesa quanto do gosto de leitura do aluno. De posse dessas informações, busca-se práticas eficazes sobre o ensino de um componente curricular de elevado valor para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Por fim, serão apontados caminhos possíveis para se motivar os alunos à leitura de obras canônicas, por exemplo, partindo da reconhecida preferência deles por literatura de massa. A trajetória apontada aqui parece ser um instrumento para se repensar e buscar novas práticas de condução para o letramento literário no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO, PRÁTICAS DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID4735_05072018175638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA LEITE DA NÓBREGA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA NÓBREGA"
    "autor_email" => "moniknobrega@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo objetiva refletir criticamente sobre discussões teóricas acerca de literatura e seu ensino no contexto escolar brasileiro atual, postuladas por alguns dos principais estudiosos da área, a exemplo de Zilberman (2012), Abreu (2006), Jouve (2012) e Machado (2002), dentre outros. A motivação inicial para tal empreitada é investigar aspectos relacionados ao que tem sido chamado nos meios acadêmicos de “crise da literatura”, ou seja, os problemas decorrentes da escolarização da literatura. Para tanto, serão tecidos alguns pormenores históricos do referido processo, numa tentativa de investigar problemas que tem se tornado recorrentes no ensino de literatura. Outro ponto a ser destacado é a formação tanto do professor de Língua Portuguesa quanto do gosto de leitura do aluno. De posse dessas informações, busca-se práticas eficazes sobre o ensino de um componente curricular de elevado valor para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Por fim, serão apontados caminhos possíveis para se motivar os alunos à leitura de obras canônicas, por exemplo, partindo da reconhecida preferência deles por literatura de massa. A trajetória apontada aqui parece ser um instrumento para se repensar e buscar novas práticas de condução para o letramento literário no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.