LEVANTAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47762 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3053 "inscrito_id" => 4311 "titulo" => "LEVANTAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Devido à popularização do uso de smatphones pelos estudantes dentro da escola torna-se um desafio para o educador competir com esses aparelhos móveis no seu fazer educacional por ser uma ferramenta intuitiva e interativa. Contudo, essa ferramenta pode ser direcionada para o enriquecimento do saber desde que seja bem orientada. Assim, essa pesquisa apresenta uma análise baseada nas produções acadêmicas existentes no Brasil sobre a utilização dos dispositivos móveis no ambiente escolar. O objetivo foi analisar o potencial fator contributivo do uso dos dispositivos móveis como ferramenta de aprendizagem para a educação ambiental interdisciplinar. Tratou-se de um levantamento bibliográfico como instrumento de pesquisa aplicada na realização das coletas dos dados utilizando as palavras-chave, tais como, aprendizagem móvel (mobile learning ou m- learning), e-learning (aprendizado eletrônico), uso de smatphones na aprendizagem, educação ambiental, aprendizagem móvel e TIC na educação. Foram identificados 22 artigos científicos entre os anos 2005 a 2017. Identificou-se a partir dos achados que a inclusão digital no aprendizado a partir dos dispositivos móveis ainda é um desafio predominante nas escolas, seja pela ausência dos sinais de internet ou pela falta de direcionamento pedagógico. Observou-se também poucas publicações sobre o uso do dispositivo móvel direcionado pedagogicamente a disciplinas específicas. Foi observado nesse cenário de pesquisa apenas um artigo investigativo sobre o uso de aplicativos utilizando o smartphone como ferramenta pedagógica em educação ambiental, sugerindo assim a necessidade de ampliar essa temática nos espaços escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MOBILE LEARNING, TIC NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4311_10092018223710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "XÊNIA DE SANTANA ALVES" "autor_nome_curto" => "XÊNIA" "autor_email" => "xd.alves@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47762 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3053 "inscrito_id" => 4311 "titulo" => "LEVANTAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Devido à popularização do uso de smatphones pelos estudantes dentro da escola torna-se um desafio para o educador competir com esses aparelhos móveis no seu fazer educacional por ser uma ferramenta intuitiva e interativa. Contudo, essa ferramenta pode ser direcionada para o enriquecimento do saber desde que seja bem orientada. Assim, essa pesquisa apresenta uma análise baseada nas produções acadêmicas existentes no Brasil sobre a utilização dos dispositivos móveis no ambiente escolar. O objetivo foi analisar o potencial fator contributivo do uso dos dispositivos móveis como ferramenta de aprendizagem para a educação ambiental interdisciplinar. Tratou-se de um levantamento bibliográfico como instrumento de pesquisa aplicada na realização das coletas dos dados utilizando as palavras-chave, tais como, aprendizagem móvel (mobile learning ou m- learning), e-learning (aprendizado eletrônico), uso de smatphones na aprendizagem, educação ambiental, aprendizagem móvel e TIC na educação. Foram identificados 22 artigos científicos entre os anos 2005 a 2017. Identificou-se a partir dos achados que a inclusão digital no aprendizado a partir dos dispositivos móveis ainda é um desafio predominante nas escolas, seja pela ausência dos sinais de internet ou pela falta de direcionamento pedagógico. Observou-se também poucas publicações sobre o uso do dispositivo móvel direcionado pedagogicamente a disciplinas específicas. Foi observado nesse cenário de pesquisa apenas um artigo investigativo sobre o uso de aplicativos utilizando o smartphone como ferramenta pedagógica em educação ambiental, sugerindo assim a necessidade de ampliar essa temática nos espaços escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MOBILE LEARNING, TIC NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4311_10092018223710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "XÊNIA DE SANTANA ALVES" "autor_nome_curto" => "XÊNIA" "autor_email" => "xd.alves@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }