Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEVANTAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: MOBILE LEARNING, TIC NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47762
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3053
    "inscrito_id" => 4311
    "titulo" => "LEVANTAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Devido à popularização do uso de smatphones pelos estudantes dentro da escola torna-se um desafio para o educador competir com esses aparelhos móveis no seu fazer educacional por ser uma ferramenta intuitiva e interativa. Contudo, essa ferramenta pode ser direcionada para o enriquecimento do saber desde que seja bem orientada. Assim, essa pesquisa apresenta uma análise baseada nas produções acadêmicas existentes no Brasil sobre a utilização dos dispositivos móveis no ambiente escolar. O objetivo foi analisar o potencial fator contributivo do uso dos dispositivos móveis como ferramenta de aprendizagem para a educação ambiental interdisciplinar. Tratou-se de um levantamento bibliográfico como instrumento de pesquisa aplicada na realização das coletas dos dados utilizando as palavras-chave, tais como, aprendizagem móvel (mobile learning ou m- learning), e-learning (aprendizado eletrônico), uso de smatphones na aprendizagem, educação ambiental, aprendizagem móvel e TIC na educação. Foram identificados 22 artigos científicos entre os anos 2005 a 2017. Identificou-se a partir dos achados que a inclusão digital no aprendizado a partir dos dispositivos móveis ainda é um desafio predominante nas escolas, seja pela ausência dos sinais de internet ou pela falta de direcionamento pedagógico. Observou-se também poucas publicações sobre o uso do dispositivo móvel direcionado pedagogicamente a disciplinas específicas. Foi observado nesse cenário de pesquisa apenas um artigo investigativo sobre o uso de aplicativos utilizando o smartphone como ferramenta pedagógica em educação ambiental, sugerindo assim a necessidade de ampliar essa temática nos espaços escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MOBILE LEARNING, TIC NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4311_10092018223710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "XÊNIA DE SANTANA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "XÊNIA"
    "autor_email" => "xd.alves@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47762
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3053
    "inscrito_id" => 4311
    "titulo" => "LEVANTAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Devido à popularização do uso de smatphones pelos estudantes dentro da escola torna-se um desafio para o educador competir com esses aparelhos móveis no seu fazer educacional por ser uma ferramenta intuitiva e interativa. Contudo, essa ferramenta pode ser direcionada para o enriquecimento do saber desde que seja bem orientada. Assim, essa pesquisa apresenta uma análise baseada nas produções acadêmicas existentes no Brasil sobre a utilização dos dispositivos móveis no ambiente escolar. O objetivo foi analisar o potencial fator contributivo do uso dos dispositivos móveis como ferramenta de aprendizagem para a educação ambiental interdisciplinar. Tratou-se de um levantamento bibliográfico como instrumento de pesquisa aplicada na realização das coletas dos dados utilizando as palavras-chave, tais como, aprendizagem móvel (mobile learning ou m- learning), e-learning (aprendizado eletrônico), uso de smatphones na aprendizagem, educação ambiental, aprendizagem móvel e TIC na educação. Foram identificados 22 artigos científicos entre os anos 2005 a 2017. Identificou-se a partir dos achados que a inclusão digital no aprendizado a partir dos dispositivos móveis ainda é um desafio predominante nas escolas, seja pela ausência dos sinais de internet ou pela falta de direcionamento pedagógico. Observou-se também poucas publicações sobre o uso do dispositivo móvel direcionado pedagogicamente a disciplinas específicas. Foi observado nesse cenário de pesquisa apenas um artigo investigativo sobre o uso de aplicativos utilizando o smartphone como ferramenta pedagógica em educação ambiental, sugerindo assim a necessidade de ampliar essa temática nos espaços escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MOBILE LEARNING, TIC NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4311_10092018223710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "XÊNIA DE SANTANA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "XÊNIA"
    "autor_email" => "xd.alves@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Devido à popularização do uso de smatphones pelos estudantes dentro da escola torna-se um desafio para o educador competir com esses aparelhos móveis no seu fazer educacional por ser uma ferramenta intuitiva e interativa. Contudo, essa ferramenta pode ser direcionada para o enriquecimento do saber desde que seja bem orientada. Assim, essa pesquisa apresenta uma análise baseada nas produções acadêmicas existentes no Brasil sobre a utilização dos dispositivos móveis no ambiente escolar. O objetivo foi analisar o potencial fator contributivo do uso dos dispositivos móveis como ferramenta de aprendizagem para a educação ambiental interdisciplinar. Tratou-se de um levantamento bibliográfico como instrumento de pesquisa aplicada na realização das coletas dos dados utilizando as palavras-chave, tais como, aprendizagem móvel (mobile learning ou m- learning), e-learning (aprendizado eletrônico), uso de smatphones na aprendizagem, educação ambiental, aprendizagem móvel e TIC na educação. Foram identificados 22 artigos científicos entre os anos 2005 a 2017. Identificou-se a partir dos achados que a inclusão digital no aprendizado a partir dos dispositivos móveis ainda é um desafio predominante nas escolas, seja pela ausência dos sinais de internet ou pela falta de direcionamento pedagógico. Observou-se também poucas publicações sobre o uso do dispositivo móvel direcionado pedagogicamente a disciplinas específicas. Foi observado nesse cenário de pesquisa apenas um artigo investigativo sobre o uso de aplicativos utilizando o smartphone como ferramenta pedagógica em educação ambiental, sugerindo assim a necessidade de ampliar essa temática nos espaços escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.