Devido à popularização do uso de smatphones pelos estudantes dentro da escola torna-se um desafio para o educador competir com esses aparelhos móveis no seu fazer educacional por ser uma ferramenta intuitiva e interativa. Contudo, essa ferramenta pode ser direcionada para o enriquecimento do saber desde que seja bem orientada. Assim, essa pesquisa apresenta uma análise baseada nas produções acadêmicas existentes no Brasil sobre a utilização dos dispositivos móveis no ambiente escolar. O objetivo foi analisar o potencial fator contributivo do uso dos dispositivos móveis como ferramenta de aprendizagem para a educação ambiental interdisciplinar. Tratou-se de um levantamento bibliográfico como instrumento de pesquisa aplicada na realização das coletas dos dados utilizando as palavras-chave, tais como, aprendizagem móvel (mobile learning ou m- learning), e-learning (aprendizado eletrônico), uso de smatphones na aprendizagem, educação ambiental, aprendizagem móvel e TIC na educação. Foram identificados 22 artigos científicos entre os anos 2005 a 2017. Identificou-se a partir dos achados que a inclusão digital no aprendizado a partir dos dispositivos móveis ainda é um desafio predominante nas escolas, seja pela ausência dos sinais de internet ou pela falta de direcionamento pedagógico. Observou-se também poucas publicações sobre o uso do dispositivo móvel direcionado pedagogicamente a disciplinas específicas. Foi observado nesse cenário de pesquisa apenas um artigo investigativo sobre o uso de aplicativos utilizando o smartphone como ferramenta pedagógica em educação ambiental, sugerindo assim a necessidade de ampliar essa temática nos espaços escolares.