Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANTSTAR: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA.

Palavra-chaves: BOTÂNICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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O lúdico através do ensino pode ser uma das práticas utilizadas como facilitadoras e promotoras da aprendizagem nas atividades escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. No ensino de botânica, é perceptível a desatenção e desinteresse por parte dos alunos acerca de um tema imprescindível para as questões ambientais, sem essa base os mesmos ficam impossibilitados de opinar e ter atitudes conscientes para a sustentabilidade, se tornando preocupante a falta de conhecimento ambiental, exemplificada pela incapacidade de reconhecimento de organismos simples que estão frequentemente no nosso dia a dia. Por isso é fundamental que o docente encontre métodos alternativos que possam auxiliar e motivar o interesse em sala de aula, desempenhando o papel de motivador e promovendo desafios estimulando a participação coletiva. Proporcionando o desenvolvimento da aprendizagem diante de métodos atrativos para que as aulas sejam interessantes e significativas para os alunos e professores. O jogo didático carteado intitulado, "PlantStar”, tem como vantagens o conhecimento das regras por parte da maioria dos alunos, por sua semelhança com jogos preexistentes, fácil confecção, adaptação e aplicação.Haveria determinada dificuldade de abordar esse assunto e consequentemente aplicar esse jogo no ensino fundamental, pois esse conteúdo é tratado de forma superficial, impedindo a dinamicidade do jogo. O público alvo desse recurso didático seria o Ensino Médio e talvez o Superior, pois o aprofundamento desse conteúdo, fornecido pela modalidade de ensino acima citada, permitem que o jogo seja eficiente como auxílio da aprendizagem. Para a realização do jogo é necessário um professor orientador, três grupos de alunos - até 12 alunos por grupo e as cartas confeccionadas do “PlantStar”. O jogo consiste num baralho de 24 cartas que formam 6 quartetos (Cianobactérias, Briófitas, Samambaias, Licófitas, Trimerófitas e Cartas Coringa). O Layout das cartas e o modo de jogo são inspirados em jogos de cartas preexistentes. Diante do jogo proposto, espera-se que os estudantes apresentem um melhor desempenho acerca do tema trabalhado, uma maior participação entre os colegas de sala, promovendo uma união entre si e cooperando para uma prática competitiva de forma saudável e educativa.A importância do uso de jogos didáticos na educação referida no presente trabalho\r\nO ensino de ciências atualmente vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas no âmbito educacional, em função da necessidade de utilização de estratégias e mét corrobora com os trabalhos de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal no discente, retirando um pensamento onde os jogos são vistos como apenas distrações, mas sim como auxiliadores e facilitadores da transmissão dos conhecimentos em sala de aula.Observa-se que o lúdico tende a contribuir para em diversas etapas da vida da criança, e por este motivo também se configura enquanto parte essencial dentro do processo educativo proporcionado pelas escolas.corrobora com os trabalhos de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. 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Por isso é fundamental que o docente encontre métodos alternativos que possam auxiliar e motivar o interesse em sala de aula, desempenhando o papel de motivador e promovendo desafios estimulando a participação coletiva. Proporcionando o desenvolvimento da aprendizagem diante de métodos atrativos para que as aulas sejam interessantes e significativas para os alunos e professores. O jogo didático carteado intitulado, "PlantStar”, tem como vantagens o conhecimento das regras por parte da maioria dos alunos, por sua semelhança com jogos preexistentes, fácil confecção, adaptação e aplicação.Haveria determinada dificuldade de abordar esse assunto e consequentemente aplicar esse jogo no ensino fundamental, pois esse conteúdo é tratado de forma superficial, impedindo a dinamicidade do jogo. O público alvo desse recurso didático seria o Ensino Médio e talvez o Superior, pois o aprofundamento desse conteúdo, fornecido pela modalidade de ensino acima citada, permitem que o jogo seja eficiente como auxílio da aprendizagem. Para a realização do jogo é necessário um professor orientador, três grupos de alunos - até 12 alunos por grupo e as cartas confeccionadas do “PlantStar”. O jogo consiste num baralho de 24 cartas que formam 6 quartetos (Cianobactérias, Briófitas, Samambaias, Licófitas, Trimerófitas e Cartas Coringa). O Layout das cartas e o modo de jogo são inspirados em jogos de cartas preexistentes. Diante do jogo proposto, espera-se que os estudantes apresentem um melhor desempenho acerca do tema trabalhado, uma maior participação entre os colegas de sala, promovendo uma união entre si e cooperando para uma prática competitiva de forma saudável e educativa.A importância do uso de jogos didáticos na educação referida no presente trabalho\r\nO ensino de ciências atualmente vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas no âmbito educacional, em função da necessidade de utilização de estratégias e mét corrobora com os trabalhos de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal no discente, retirando um pensamento onde os jogos são vistos como apenas distrações, mas sim como auxiliadores e facilitadores da transmissão dos conhecimentos em sala de aula.Observa-se que o lúdico tende a contribuir para em diversas etapas da vida da criança, e por este motivo também se configura enquanto parte essencial dentro do processo educativo proporcionado pelas escolas.corrobora com os trabalhos de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de ciências atualmente vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas no âmbito educacional, em função da necessidade de utilização de estratégias e métodos alternativos mais atrativos para os alunos. O lúdico através do ensino pode ser uma das práticas utilizadas como facilitadoras e promotoras da aprendizagem nas atividades escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. No ensino de botânica, é perceptível a desatenção e desinteresse por parte dos alunos acerca de um tema imprescindível para as questões ambientais, sem essa base os mesmos ficam impossibilitados de opinar e ter atitudes conscientes para a sustentabilidade, se tornando preocupante a falta de conhecimento ambiental, exemplificada pela incapacidade de reconhecimento de organismos simples que estão frequentemente no nosso dia a dia. Por isso é fundamental que o docente encontre métodos alternativos que possam auxiliar e motivar o interesse em sala de aula, desempenhando o papel de motivador e promovendo desafios estimulando a participação coletiva. Proporcionando o desenvolvimento da aprendizagem diante de métodos atrativos para que as aulas sejam interessantes e significativas para os alunos e professores. O jogo didático carteado intitulado, "PlantStar”, tem como vantagens o conhecimento das regras por parte da maioria dos alunos, por sua semelhança com jogos preexistentes, fácil confecção, adaptação e aplicação.Haveria determinada dificuldade de abordar esse assunto e consequentemente aplicar esse jogo no ensino fundamental, pois esse conteúdo é tratado de forma superficial, impedindo a dinamicidade do jogo. O público alvo desse recurso didático seria o Ensino Médio e talvez o Superior, pois o aprofundamento desse conteúdo, fornecido pela modalidade de ensino acima citada, permitem que o jogo seja eficiente como auxílio da aprendizagem. Para a realização do jogo é necessário um professor orientador, três grupos de alunos - até 12 alunos por grupo e as cartas confeccionadas do “PlantStar”. O jogo consiste num baralho de 24 cartas que formam 6 quartetos (Cianobactérias, Briófitas, Samambaias, Licófitas, Trimerófitas e Cartas Coringa). O Layout das cartas e o modo de jogo são inspirados em jogos de cartas preexistentes. Diante do jogo proposto, espera-se que os estudantes apresentem um melhor desempenho acerca do tema trabalhado, uma maior participação entre os colegas de sala, promovendo uma união entre si e cooperando para uma prática competitiva de forma saudável e educativa.A importância do uso de jogos didáticos na educação referida no presente trabalho corrobora com os trabalhos de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal no discente, retirando um pensamento onde os jogos são vistos como apenas distrações, mas sim como auxiliadores e facilitadores da transmissão dos conhecimentos em sala de aula.Observa-se que o lúdico tende a contribuir para em diversas etapas da vida da criança, e por este motivo também se configura enquanto parte essencial dentro do processo educativo proporcionado pelas escolas.

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