O presente trabalho tem como objetivo relatar nossa experiência enquanto extensionistas do projeto intitulado Projeto Político Pedagógico - PPP: Instrumento para Exercer a Gestão Escolar. É realizada através da parceria entre Universidade Federal da Paraíba – Campus IV via o Programa de Licenciatura – PROLICEN e a Secretaria de Educação do Município de Rio Tinto- PB. Desta forma, ao relatarmos nossa experiência objetivamos também, identificar a participação discente na (re) elaboração do Projeto Político Pedagógico de uma das escolas e analisar a visão que os alunos possuem da escola e quais suas perspectivas com ela. VEIGA (2010) e LÜCK (2000) são as autoras escolhidas para nos respaldarmos sobre planejamento escolar participativo. Concluímos que levando a gestão escolar numa perspectiva participativa aponta para a necessidade de conhecer a realidade dos discentes, suas dificuldades, seus anseios e desejos, sua percepção sobre o que vem sendo ofertado na instituição de ensino, e a partir daí, refletir sobre essas questões e desenvolver ações significativas que consideram os sujeitos em sua complexidade para que a escola torne-se agradável para todos, tendo em vista que a escola existe na dependência do aluno.