Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ALIMENTAR, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, PCN: CIÊNCIAS NATURAIS, CURRÍCULO ESCOLAR Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo deste tema surgiu da necessidade de compreender as novas tendências de uma alimentação saudável orientada nas escolas dentro das ciências naturais, a partir da ludicidade, buscando a cooperação entre professores, pais e alunos. Diante dos dados fornecidos pela OMS, que estima que existe um crescimento alarmante de crianças menores de 5 anos obesas ou que estejam acima do peso, compreendemos a necessidade de buscar subsídios que auxiliem o professor a abordar e trabalhar este tema em sala de aula. Observando o crescimento dos números alarmantes de obesidade infantil, a partir dos dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Estado, por meio da lei de Nº 13.666 de maio de 2018, sancionada pelo presidente Michel Temer, coloca como tema transversal a educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Ao perceber a relevância da temática, propomos o planejamento e a escrita de um projeto intitulado Alimentação Saudável, para ser desenvolvido, inicialmente, em uma escola da rede estadual do município de Campina Grande-PB. O projeto foi pensado para atingir alunos da Educação Infantil, que engloba crianças entre 0 a 6 anos de idade, ou seja, a creche e a pré-escola, constituindo um grupo que apresenta elevada vulnerabilidade alimentar, sujeita a diversos agravos nutricionais, além de situações de falta de apetite às refeições básicas e/ou alimentos. Objetivo geral: Promover a discussão sobre a necessidade de melhorar a qualidade da alimentação das escolas, como uma questão de saúde pública parece ser uma necessidade urgente. A escola, como espaço do processo ensino-aprendizagem de temas urgentes da sociedade tem que entrar no cerne da questão apresentando para pais, professores e alunos. O que podemos constatar, até o presente momento, foi uma resistência por parte de alguns alunos, mesmo sendo crianças, no que diz respeito ao consumo de alimentos saudáveis. Este indício nos demonstra que, de certa forma, a alimentação que as crianças têm em casa influencia a tendência alimentar dentro da escola, ou seja, o que é levado para ser consumido na escola pode ser uma reprodução do que as crianças consomem em casa.

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