A formação de leitores é fundamental para a construção de uma aprendizagem de qualidade, tendo em vista, que ao ler, o indivíduo desenvolve habilidades cognitivas, facilitando o processo de aquisição do conhecimento nas diversas disciplinas escolares. Nesse sentido, objetivamos neste trabalho, discutir sobre a realização de práticas de leitura significativas para a formação de leitores com base nas experiências vivenciadas durante a regência do Estágio Supervisionado II do curso de Pedagogia. Para fundamentação deste trabalho, utilizamos como procedimento metodológico o levantamento de referenciais teóricos, que por sua vez, trazem discussões importantes acerca das estratégias de leitura e formação de leitores. Nessa perspectiva, é importante refletirmos sobre como os educadores tem mediado o momento da leitura com vistas a estimular o gosto pela leitura, sendo que, muitas vezes, enquanto mediadores, não oportunizam momentos significativos de leitura, dando-lhes pouca importância, fazem deste momento ímpar, um espaço para improvisação, que ao invés de incentivar a leitura, desmotiva o aluno. Com base nessas reflexões, destacamos quão desafiador é formar leitores mediante uma realidade na qual, os professores não são leitores, e que assim sendo, não estimulam a leitura como fonte de prazer, como estratégia para a formação de leitores, pois são educadores que não sentem prazer em ler, e acabam transmitindo aos seus alunos apenas o hábito da leitura, por isso, se faz necessário reconstruirmos as práticas de leitura na sala de aula, para que assim, possamos despertar em nossos alunos o desejo por aventurar-se no mundo da leitura.