Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA DAS MÃES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DE GEOMETRIA, SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46099
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4090
    "inscrito_id" => 7482
    "titulo" => "A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA DAS MÃES"
    "resumo" => "Este trabalho relata sobre uma experiência vivenciada em sala de aula com alunos de uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Lagoa Seca, Paraíba, sendo este fruto de uma proposta do plano semestral desenvolvido na Escola sobre a temática intitulada Múltiplas Linguagens. Dentre as existentes, podemos destacar a linguagem matemática representada por meio da Lógica, Álgebra e até mesmo Geometria. O trabalho realizado obteve como produto final uma homenagem às mães por meio da confecção de uma lembrança e de uma carta em que os alunos fariam uso de conteúdos matemáticos, especificamente dos sólidos geométricos. A confecção se deu em dois momentos. No primeiro os alunos confeccionaram os sólidos com massa de modelar e palitos. Já no segundo momento os alunos receberam a planificação de alguns sólidos e de um envelope, e com criatividade confeccionaram a lembrança e a carta. Apesar de se depararem com algumas dificuldades, observamos que os alunos puderam entender melhor os conceitos geométricos e desenvolveram habilidades lógico-espaciais de forma significativa, assim como interagiram mais entre si e tomaram gosto pela Geometria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DE GEOMETRIA, SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7482_17092018175135.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY BARBOSA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA"
    "autor_email" => "dany_cg9@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46099
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4090
    "inscrito_id" => 7482
    "titulo" => "A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA DAS MÃES"
    "resumo" => "Este trabalho relata sobre uma experiência vivenciada em sala de aula com alunos de uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Lagoa Seca, Paraíba, sendo este fruto de uma proposta do plano semestral desenvolvido na Escola sobre a temática intitulada Múltiplas Linguagens. Dentre as existentes, podemos destacar a linguagem matemática representada por meio da Lógica, Álgebra e até mesmo Geometria. O trabalho realizado obteve como produto final uma homenagem às mães por meio da confecção de uma lembrança e de uma carta em que os alunos fariam uso de conteúdos matemáticos, especificamente dos sólidos geométricos. A confecção se deu em dois momentos. No primeiro os alunos confeccionaram os sólidos com massa de modelar e palitos. Já no segundo momento os alunos receberam a planificação de alguns sólidos e de um envelope, e com criatividade confeccionaram a lembrança e a carta. Apesar de se depararem com algumas dificuldades, observamos que os alunos puderam entender melhor os conceitos geométricos e desenvolveram habilidades lógico-espaciais de forma significativa, assim como interagiram mais entre si e tomaram gosto pela Geometria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DE GEOMETRIA, SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7482_17092018175135.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY BARBOSA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA"
    "autor_email" => "dany_cg9@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho relata sobre uma experiência vivenciada em sala de aula com alunos de uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Lagoa Seca, Paraíba, sendo este fruto de uma proposta do plano semestral desenvolvido na Escola sobre a temática intitulada Múltiplas Linguagens. Dentre as existentes, podemos destacar a linguagem matemática representada por meio da Lógica, Álgebra e até mesmo Geometria. O trabalho realizado obteve como produto final uma homenagem às mães por meio da confecção de uma lembrança e de uma carta em que os alunos fariam uso de conteúdos matemáticos, especificamente dos sólidos geométricos. A confecção se deu em dois momentos. No primeiro os alunos confeccionaram os sólidos com massa de modelar e palitos. Já no segundo momento os alunos receberam a planificação de alguns sólidos e de um envelope, e com criatividade confeccionaram a lembrança e a carta. Apesar de se depararem com algumas dificuldades, observamos que os alunos puderam entender melhor os conceitos geométricos e desenvolveram habilidades lógico-espaciais de forma significativa, assim como interagiram mais entre si e tomaram gosto pela Geometria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.