SOUSA, Danielly Barbosa De et al.. A presença da matemática no dia das mães. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46099>. Acesso em: 04/11/2024 15:15
Este trabalho relata sobre uma experiência vivenciada em sala de aula com alunos de uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Lagoa Seca, Paraíba, sendo este fruto de uma proposta do plano semestral desenvolvido na Escola sobre a temática intitulada Múltiplas Linguagens. Dentre as existentes, podemos destacar a linguagem matemática representada por meio da Lógica, Álgebra e até mesmo Geometria. O trabalho realizado obteve como produto final uma homenagem às mães por meio da confecção de uma lembrança e de uma carta em que os alunos fariam uso de conteúdos matemáticos, especificamente dos sólidos geométricos. A confecção se deu em dois momentos. No primeiro os alunos confeccionaram os sólidos com massa de modelar e palitos. Já no segundo momento os alunos receberam a planificação de alguns sólidos e de um envelope, e com criatividade confeccionaram a lembrança e a carta. Apesar de se depararem com algumas dificuldades, observamos que os alunos puderam entender melhor os conceitos geométricos e desenvolveram habilidades lógico-espaciais de forma significativa, assim como interagiram mais entre si e tomaram gosto pela Geometria.