LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PENEDO: UTILIZADOS OU INVISIBILIZADOS?
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47723 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2838 "inscrito_id" => 10575 "titulo" => "LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PENEDO: UTILIZADOS OU INVISIBILIZADOS?" "resumo" => "Esta pesquisa, de caráter qualitativo, está aliada aos princípios da pesquisa Interventiva, que se baseia na ação conjunta entre pesquisados e professor, com benefícios para ambos. Nesse sentido, trata da importância dos laboratórios de Ciências para os discentes de ensino fundamental e médio, pois considera que a utilização desses espaços para realização de aulas experimentais é uma atividade fundamental para que os discentes vivenciem de forma prática o conteúdo teórico aplicados em sala de aula. Dentro dessa perspectiva os objetivos foram realizar o levantamento das escolas estaduais da cidade de Penedo/AL, que possuem laboratório de ciências visando a descrição da infraestrutura e uso e conhecer as estratégias de ensino utilizadas pelos professores das instituições. Contemplou como universo duas escolas estaduais da referida cidade e como amostra quatro docentes dessas instituições, sendo dois três de biologia e um de química. Quanto ao delineamento metodológico, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com os discentes das instituições e com roteiro de avaliação do espaço. Os dados foram trabalhados numa abordagem qualitativa. Assim, as duas escolas possuem laboratórios de ciências com condições estruturais precárias e com poucos materiais e equipamentos. Os docentes mencionaram que consideram importante a realização de aulas práticas pois a enxergam como um complemento para a teoria aplicada em sala, principalmente dos conteúdos mais difíceis de serem ensinado, no entanto devido as dificuldades estruturais estas são realizadas com baixa frequência. Nesse sentido, a presente pesquisa, configura-se em uma valiosa ferramenta para compreensão reflexiva e crítica da realidade educacional do município de Penedo/AL, aspecto fundamental para formação docente. Além disso, embora incipientes, os resultados apresentados reforçam a importância das aulas experimentais no ensino básico e revelam que mesmo existindo obrigatoriedade na presença de espaços adequados e equipadas para fornecer subsídios aos docentes para realização de aulas práticas experimentais a realidade encontrada nas instituções de ensino é diferente das apresentadas pelas legislações educacionais brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS, ASPECTOS LEGAIS, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10575_10092018182440.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIENE SEIXAS DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "LUZIENE SEIXAS" "autor_email" => "luzieneseixas@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47723 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2838 "inscrito_id" => 10575 "titulo" => "LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PENEDO: UTILIZADOS OU INVISIBILIZADOS?" "resumo" => "Esta pesquisa, de caráter qualitativo, está aliada aos princípios da pesquisa Interventiva, que se baseia na ação conjunta entre pesquisados e professor, com benefícios para ambos. Nesse sentido, trata da importância dos laboratórios de Ciências para os discentes de ensino fundamental e médio, pois considera que a utilização desses espaços para realização de aulas experimentais é uma atividade fundamental para que os discentes vivenciem de forma prática o conteúdo teórico aplicados em sala de aula. Dentro dessa perspectiva os objetivos foram realizar o levantamento das escolas estaduais da cidade de Penedo/AL, que possuem laboratório de ciências visando a descrição da infraestrutura e uso e conhecer as estratégias de ensino utilizadas pelos professores das instituições. Contemplou como universo duas escolas estaduais da referida cidade e como amostra quatro docentes dessas instituições, sendo dois três de biologia e um de química. Quanto ao delineamento metodológico, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com os discentes das instituições e com roteiro de avaliação do espaço. Os dados foram trabalhados numa abordagem qualitativa. Assim, as duas escolas possuem laboratórios de ciências com condições estruturais precárias e com poucos materiais e equipamentos. Os docentes mencionaram que consideram importante a realização de aulas práticas pois a enxergam como um complemento para a teoria aplicada em sala, principalmente dos conteúdos mais difíceis de serem ensinado, no entanto devido as dificuldades estruturais estas são realizadas com baixa frequência. Nesse sentido, a presente pesquisa, configura-se em uma valiosa ferramenta para compreensão reflexiva e crítica da realidade educacional do município de Penedo/AL, aspecto fundamental para formação docente. Além disso, embora incipientes, os resultados apresentados reforçam a importância das aulas experimentais no ensino básico e revelam que mesmo existindo obrigatoriedade na presença de espaços adequados e equipadas para fornecer subsídios aos docentes para realização de aulas práticas experimentais a realidade encontrada nas instituções de ensino é diferente das apresentadas pelas legislações educacionais brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS, ASPECTOS LEGAIS, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10575_10092018182440.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIENE SEIXAS DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "LUZIENE SEIXAS" "autor_email" => "luzieneseixas@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }