Esta pesquisa, de caráter qualitativo, está aliada aos princípios da pesquisa Interventiva, que se baseia na ação conjunta entre pesquisados e professor, com benefícios para ambos. Nesse sentido, trata da importância dos laboratórios de Ciências para os discentes de ensino fundamental e médio, pois considera que a utilização desses espaços para realização de aulas experimentais é uma atividade fundamental para que os discentes vivenciem de forma prática o conteúdo teórico aplicados em sala de aula. Dentro dessa perspectiva os objetivos foram realizar o levantamento das escolas estaduais da cidade de Penedo/AL, que possuem laboratório de ciências visando a descrição da infraestrutura e uso e conhecer as estratégias de ensino utilizadas pelos professores das instituições. Contemplou como universo duas escolas estaduais da referida cidade e como amostra quatro docentes dessas instituições, sendo dois três de biologia e um de química. Quanto ao delineamento metodológico, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com os discentes das instituições e com roteiro de avaliação do espaço. Os dados foram trabalhados numa abordagem qualitativa. Assim, as duas escolas possuem laboratórios de ciências com condições estruturais precárias e com poucos materiais e equipamentos. Os docentes mencionaram que consideram importante a realização de aulas práticas pois a enxergam como um complemento para a teoria aplicada em sala, principalmente dos conteúdos mais difíceis de serem ensinado, no entanto devido as dificuldades estruturais estas são realizadas com baixa frequência. Nesse sentido, a presente pesquisa, configura-se em uma valiosa ferramenta para compreensão reflexiva e crítica da realidade educacional do município de Penedo/AL, aspecto fundamental para formação docente. Além disso, embora incipientes, os resultados apresentados reforçam a importância das aulas experimentais no ensino básico e revelam que mesmo existindo obrigatoriedade na presença de espaços adequados e equipadas para fornecer subsídios aos docentes para realização de aulas práticas experimentais a realidade encontrada nas instituções de ensino é diferente das apresentadas pelas legislações educacionais brasileira.