Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS EM ALAGOAS: CONTRIBUIÇÕES DA ANA (AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO) E DO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO EXTERNA, LIVRO DIDÁTICO, LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS Pôster (PO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      Portuguesa destinados aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, as duas mais escolhidos pela rede pública no ano de 2016, estão relacionadas às expectativas de aprendizagem de leitura indicadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e às necessidades do município de Maceió indicados pela ANA-2014. Diante do exposto: a questão que se coloca é se as proposições contidas nos livros didáticos oferecem subsídios e contribuem para o planejamento de práticas de leituras em sala de aula visando as necessidades específicas do município em interface com a Matriz de Referência de Leitura da ANA. A análise será realizada a partir da triangulação dos dados extraídos das propostas de leitura contidas nos livros didáticos, na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e os resultados dos níveis de competência leitora apresentados pelo Estado de Alagoas no ano de 2014. Essa ação se justifica por ser a ANA um indicador da proficiência de leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, o município de Maceió ter apresentados índices abaixo de 30% na edição de 2014 e o livro didático por ser um suporte de apoio pedagógico ao ensino da leitura muito usado pelas escolas brasileiras. Assim sendo, compreendemos que a avaliação, mesmo que externa, acaba por impactar o currículo; as práticas pedagógicas; a formação de professores; as escolhas de livros didáticos; as referências de estados e municípios para ações de políticas públicas. A trabalho será desenvolvido seguindo a metodologia da pesquisa Qualitativa, amparada pela técnica de Análise de Conteúdo, pois terá como objeto para coleta de dados as informações contidas nos documentos oficiais do MEC e do INEP referentes a ANA e são portadores dos indicadores de proficiência de leitura do município pesquisado; os três volumes, relativos aos três anos iniciais do Ensino Fundamental, dos dois livros didáticos mais utilizados pelas escolas públicas do município. Por fim, a hipótese é de que, ao responder este questionamento, tenhamos informações que possam contribuir para as discussões acerca dos ações de alfabetização nas escolas do município de Maceió.
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      Portuguesa destinados aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, as duas mais escolhidos pela rede pública no ano de 2016, estão relacionadas às expectativas de aprendizagem de leitura indicadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e às necessidades do município de Maceió indicados pela ANA-2014. Diante do exposto: a questão que se coloca é se as proposições contidas nos livros didáticos oferecem subsídios e contribuem para o planejamento de práticas de leituras em sala de aula visando as necessidades específicas do município em interface com a Matriz de Referência de Leitura da ANA. A análise será realizada a partir da triangulação dos dados extraídos das propostas de leitura contidas nos livros didáticos, na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e os resultados dos níveis de competência leitora apresentados pelo Estado de Alagoas no ano de 2014. Essa ação se justifica por ser a ANA um indicador da proficiência de leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, o município de Maceió ter apresentados índices abaixo de 30% na edição de 2014 e o livro didático por ser um suporte de apoio pedagógico ao ensino da leitura muito usado pelas escolas brasileiras. Assim sendo, compreendemos que a avaliação, mesmo que externa, acaba por impactar o currículo; as práticas pedagógicas; a formação de professores; as escolhas de livros didáticos; as referências de estados e municípios para ações de políticas públicas. A trabalho será desenvolvido seguindo a metodologia da pesquisa Qualitativa, amparada pela técnica de Análise de Conteúdo, pois terá como objeto para coleta de dados as informações contidas nos documentos oficiais do MEC e do INEP referentes a ANA e são portadores dos indicadores de proficiência de leitura do município pesquisado; os três volumes, relativos aos três anos iniciais do Ensino Fundamental, dos dois livros didáticos mais utilizados pelas escolas públicas do município. Por fim, a hipótese é de que, ao responder este questionamento, tenhamos informações que possam contribuir para as discussões acerca dos ações de alfabetização nas escolas do município de Maceió.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Diante do contexto nacional apresentado nos últimos 20 anos, em que políticas públicas buscam a melhoria da qualidade da educação, especificamente as competências leitoras e escritoras, este projeto, intitulado: Leitura nas séries iniciais em Alagoas: contribuições da ANA (Avaliação Nacional de alfabetização) e do livro didático, objetiva identificar se as proposições de práticas de leituras contidas duas coleções dos livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, as duas mais escolhidos pela rede pública no ano de 2016, estão relacionadas às expectativas de aprendizagem de leitura indicadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e às necessidades do município de Maceió indicados pela ANA-2014. Diante do exposto: a questão que se coloca é se as proposições contidas nos livros didáticos oferecem subsídios e contribuem para o planejamento de práticas de leituras em sala de aula visando as necessidades específicas do município em interface com a Matriz de Referência de Leitura da ANA. A análise será realizada a partir da triangulação dos dados extraídos das propostas de leitura contidas nos livros didáticos, na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e os resultados dos níveis de competência leitora apresentados pelo Estado de Alagoas no ano de 2014. Essa ação se justifica por ser a ANA um indicador da proficiência de leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, o município de Maceió ter apresentados índices abaixo de 30% na edição de 2014 e o livro didático por ser um suporte de apoio pedagógico ao ensino da leitura muito usado pelas escolas brasileiras. Assim sendo, compreendemos que a avaliação, mesmo que externa, acaba por impactar o currículo; as práticas pedagógicas; a formação de professores; as escolhas de livros didáticos; as referências de estados e municípios para ações de políticas públicas. A trabalho será desenvolvido seguindo a metodologia da pesquisa Qualitativa, amparada pela técnica de Análise de Conteúdo, pois terá como objeto para coleta de dados as informações contidas nos documentos oficiais do MEC e do INEP referentes a ANA e são portadores dos indicadores de proficiência de leitura do município pesquisado; os três volumes, relativos aos três anos iniciais do Ensino Fundamental, dos dois livros didáticos mais utilizados pelas escolas públicas do município. Por fim, a hipótese é de que, ao responder este questionamento, tenhamos informações que possam contribuir para as discussões acerca dos ações de alfabetização nas escolas do município de Maceió.

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