Este artigo tem como objetivo analisar obras de literatura infanto-juvenil que tratem do tema família, observando como são tratados o conceito, as vivências cotidianas e outros aspectos relevantes à temática para o público infantil. Para dar conta desse campo, recorremos a diversos autores que pensam a literatura como meio de constituição subjetiva e, portanto, como importante recurso para a formação de sujeitos para o coletivo, para a vivência em sociedade. Esse trabalho concerne a uma pesquisa exploratória, com foco em um estudo documental de obras da literatura infanto-juvenil que tenham como base o tema família. Foram analisadas obras que discutam a temática. Dentro do universo da literatura e da necessidade de atender ao direito humano que ela é capaz de atender, acreditamos que se constitui fator importante olhar para essas obras como instrumentos didáticos para o trabalho com as temáticas caras à infância, dentro do que se constitui o processo de humanização. A escola, como espaço de socialização e aprendizagem, precisa oportunizar o acesso à literatura, nos seus mais diversos gêneros e desde a mais tenra idade, no intuito de despertar as crianças para o universo não só de imaginação e prazer mas, sobretudo, de construção, valorização e troca de saberes, uma vez que é nesse espaço em que as crianças têm acesso aos livros com abundância, qualidade e diversidade.