A pesquisa trata sobre os desafios da inclusão escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como as discussões na disciplina de Prática na Dimensão Escolar do Curso de Pedagogia, na modalidade à distância, da Universidade Estadual do Maranhão, propiciaram um encontro com uma observação in lócus junto a escola pública municipal dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de São Luís, com o intuito de estudar cientificamente o ambiente escolar no ano de 2016, enquanto estudante de Graduação do 4º Período. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, a observação e a entrevista semiestruturada foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, aplicada a oito sujeitos, sendo eles: um gestor; duas professoras e cinco alunos do 5º ano. O aporte teórico fundamentou-se nos documentos da legislação nacional: a Constituição Federal de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/1996, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), dentre outros documentos e no conjunto de teóricos e ou estudiosos que pesquisam sobre a inclusão. Para melhor compreensão desta pesquisa, a mesma será apresentada da seguinte forma: introdução, metodologia, resultados, conclusão e referências.