O presente artigo procura problematizar a importância dos espaços e brinquedos na Educação Infantil, apresentando os resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas da Rede particular de ensino de Campina Grande (PB). São muitos os especialistas que nos alertam a respeito da importância do lúdico para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista as especificidades que caracterizam a educação de crianças que se encontram na sua primeira infância. A pesquisa teve como objetivo geral compreender de que forma os professores da educação infantil tem trabalhado a ludicidade em sala de aula. O estudo suscita uma reflexão sobre a importância de se criar espaços nas escolas, que possibilitem à criança criar, imaginar, produzir cultura. Espaços que, de alguma forma, possam ser transformados por elas, que possam acolher suas manifestações. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa abordagem descritiva e analítica, para qual recorremos a fontes bibliográficas e a pesquisa empírica. Apesar das professoras, participantes da pesquisa, considerarem os jogos e brincadeiras elementos fundamentais para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil estes aparecem de forma muito tímida no planejamento e na organização do trabalho pedagógico e na rotina diária das turmas.