Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ATUAIS TENDÊNCIAS ESTIMULANDO NOVOS DESAFIOS

Palavra-chaves: ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA EDUCATIVA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      uma interação harmoniosa entre os sujeitos da ação educativa na pessoa do (a) professor (a) e do (a)\r\n
      aluno (a), juntamente com o conteúdo. Neste sentido, a didática é um componente fundamental em\r\n
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      seus agentes configurando uma conquista na afirmação de cada realidade educacional. Assim sendo, o\r\n
      objetivo desse trabalho foi trazer uma discussão sobre a interdisciplinaridade como mecanismo\r\n
      estimulador na aprendizagem dos alunos em sala de aula. A metodologia utilizada foi uma pesquisa\r\n
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      um relato de experiência de estágio. Como consequência, destacam-se as práticas educativas\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Falar de educação como apropriação da cultura historicamente construída nas relações sociais é compreendê-la como parte inerente a ser trabalhada neste processo e nos direciona a uma compreensão mais coerente da realidade, na qual a organização pedagógica é influenciada. Para evitar que o ensino torne-se uma simples passagem de conhecimento de um locutor para um receptor, evidenciando neste processo apenas o conteúdo, dissociado tanto da forma quanto do método, o ensino necessita incorporar uma interação harmoniosa entre os sujeitos da ação educativa na pessoa do (a) professor (a) e do (a) aluno (a), juntamente com o conteúdo. Neste sentido, a didática é um componente fundamental em qualquer prática educativa, pois é a responsável por adaptar os meios necessários a cada prática orientada pelo (a) professor (a) e a interdisciplinaridade é uma especificidade desse conjunto de ações. Dessa forma, o projeto político pedagógico deve está carregado de intencionalidade genuína da consciência de seus agentes configurando uma conquista na afirmação de cada realidade educacional. Assim sendo, o objetivo desse trabalho foi trazer uma discussão sobre a interdisciplinaridade como mecanismo estimulador na aprendizagem dos alunos em sala de aula. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e para exemplificar, foi utilizada uma prática pedagógica oriunda de um relato de experiência de estágio. Como consequência, destacam-se as práticas educativas democráticas no ambiente escolar proporcionando uma conquista na busca do melhor controle do processo educativo para um resultado com mais qualidade.

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