Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ATUAIS TENDÊNCIAS ESTIMULANDO NOVOS DESAFIOS

Palavra-chaves: ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA EDUCATIVA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      torne-se uma simples passagem de conhecimento de um locutor para um receptor, evidenciando neste\r\n
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      uma interação harmoniosa entre os sujeitos da ação educativa na pessoa do (a) professor (a) e do (a)\r\n
      aluno (a), juntamente com o conteúdo. Neste sentido, a didática é um componente fundamental em\r\n
      qualquer prática educativa, pois é a responsável por adaptar os meios necessários a cada prática orientada\r\n
      pelo (a) professor (a) e a interdisciplinaridade é uma especificidade desse conjunto de ações. Dessa\r\n
      forma, o projeto político pedagógico deve está carregado de intencionalidade genuína da consciência de\r\n
      seus agentes configurando uma conquista na afirmação de cada realidade educacional. Assim sendo, o\r\n
      objetivo desse trabalho foi trazer uma discussão sobre a interdisciplinaridade como mecanismo\r\n
      estimulador na aprendizagem dos alunos em sala de aula. A metodologia utilizada foi uma pesquisa\r\n
      bibliográfica de cunho qualitativo e para exemplificar, foi utilizada uma prática pedagógica oriunda de\r\n
      um relato de experiência de estágio. Como consequência, destacam-se as práticas educativas\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Falar de educação como apropriação da cultura historicamente construída nas relações sociais é compreendê-la como parte inerente a ser trabalhada neste processo e nos direciona a uma compreensão mais coerente da realidade, na qual a organização pedagógica é influenciada. Para evitar que o ensino torne-se uma simples passagem de conhecimento de um locutor para um receptor, evidenciando neste processo apenas o conteúdo, dissociado tanto da forma quanto do método, o ensino necessita incorporar uma interação harmoniosa entre os sujeitos da ação educativa na pessoa do (a) professor (a) e do (a) aluno (a), juntamente com o conteúdo. Neste sentido, a didática é um componente fundamental em qualquer prática educativa, pois é a responsável por adaptar os meios necessários a cada prática orientada pelo (a) professor (a) e a interdisciplinaridade é uma especificidade desse conjunto de ações. Dessa forma, o projeto político pedagógico deve está carregado de intencionalidade genuína da consciência de seus agentes configurando uma conquista na afirmação de cada realidade educacional. Assim sendo, o objetivo desse trabalho foi trazer uma discussão sobre a interdisciplinaridade como mecanismo estimulador na aprendizagem dos alunos em sala de aula. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e para exemplificar, foi utilizada uma prática pedagógica oriunda de um relato de experiência de estágio. Como consequência, destacam-se as práticas educativas democráticas no ambiente escolar proporcionando uma conquista na busca do melhor controle do processo educativo para um resultado com mais qualidade.

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