Trabalhar a literatura infantil nas séries iniciais, é criar um universo de situações, é repensar a prática pedagógica, através de uma reflexão para uma mudança de paradigmas na alfabetização. Para que a escrita seja efetiva, é importante que a leitura se torne um hábito na vida das pessoas, pois quando somos estimulados a conviver com livros desde a infância, aprender a ler e escrever torna-se mais rápido e prazeroso. Nosso objetivo de pesquisa foi detectar dificuldades na aquisição da leitura e da escrita, através da literatura infantil com os contos de fadas e histórias em quadrinhos - HQs, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Duque de Caxias, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no período de dois meses. Apresentamos nossa proposta de trabalho investigativo à professora PI (Professora Informante). Fizemos uma entrevista com a PI e três observações em sala de aula para verificarmos os níveis de aprendizagem na compreensão da leitura e da escrita. Após análise das observações com os alunos, percebemos que a maioria deles, encontra-se nos níveis silábico e alfabético, mas alguns continuam no pré-silábico. A aprendizagem da aquisição da leitura e da escrita nessa turma requer uma atenção especial, porque muitos alunos ainda permanecem sem dominar essas competências. Formar professores competentes requer formação continuada. O despertar para a produção espontânea de histórias criará um novo caminho no processo de alfabetização, onde a criatividade e a criticidade trarão novas experiências e darão novas oportunidades de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.