Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, CONTOS DE FADAS Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46390
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1203
    "inscrito_id" => 9460
    "titulo" => "AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Trabalhar a literatura infantil nas séries iniciais, é criar um universo de situações, é repensar a prática pedagógica, através de uma reflexão para uma mudança de paradigmas na alfabetização.  Para que a escrita seja efetiva, é importante que a leitura se torne um hábito na vida das pessoas, pois quando somos estimulados a conviver com livros desde a infância, aprender a ler e escrever torna-se mais rápido e prazeroso.  Nosso objetivo de pesquisa foi detectar dificuldades na aquisição da leitura e da escrita, através da literatura infantil com os contos de fadas e histórias em quadrinhos - HQs, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Duque de Caxias, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no período de dois meses. Apresentamos nossa proposta de trabalho investigativo à professora PI (Professora Informante). Fizemos uma entrevista com a PI e três observações em sala de aula para verificarmos os níveis de aprendizagem na compreensão da leitura e da escrita. Após análise das observações com os alunos, percebemos que a maioria deles, encontra-se nos níveis silábico e alfabético, mas alguns continuam no pré-silábico.  A aprendizagem da aquisição da leitura e da escrita nessa turma requer uma atenção especial, porque muitos alunos ainda permanecem sem dominar essas competências. Formar professores competentes requer formação continuada.  O despertar para a produção espontânea de histórias criará um novo caminho no processo de alfabetização, onde a criatividade e a criticidade trarão novas experiências e darão novas oportunidades de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, CONTOS DE FADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID9460_02092018212752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERONITA MARIA DANTAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "HERONITA"
    "autor_email" => "heronita1@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46390
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1203
    "inscrito_id" => 9460
    "titulo" => "AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Trabalhar a literatura infantil nas séries iniciais, é criar um universo de situações, é repensar a prática pedagógica, através de uma reflexão para uma mudança de paradigmas na alfabetização.  Para que a escrita seja efetiva, é importante que a leitura se torne um hábito na vida das pessoas, pois quando somos estimulados a conviver com livros desde a infância, aprender a ler e escrever torna-se mais rápido e prazeroso.  Nosso objetivo de pesquisa foi detectar dificuldades na aquisição da leitura e da escrita, através da literatura infantil com os contos de fadas e histórias em quadrinhos - HQs, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Duque de Caxias, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no período de dois meses. Apresentamos nossa proposta de trabalho investigativo à professora PI (Professora Informante). Fizemos uma entrevista com a PI e três observações em sala de aula para verificarmos os níveis de aprendizagem na compreensão da leitura e da escrita. Após análise das observações com os alunos, percebemos que a maioria deles, encontra-se nos níveis silábico e alfabético, mas alguns continuam no pré-silábico.  A aprendizagem da aquisição da leitura e da escrita nessa turma requer uma atenção especial, porque muitos alunos ainda permanecem sem dominar essas competências. Formar professores competentes requer formação continuada.  O despertar para a produção espontânea de histórias criará um novo caminho no processo de alfabetização, onde a criatividade e a criticidade trarão novas experiências e darão novas oportunidades de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, CONTOS DE FADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID9460_02092018212752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERONITA MARIA DANTAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "HERONITA"
    "autor_email" => "heronita1@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Trabalhar a literatura infantil nas séries iniciais, é criar um universo de situações, é repensar a prática pedagógica, através de uma reflexão para uma mudança de paradigmas na alfabetização. Para que a escrita seja efetiva, é importante que a leitura se torne um hábito na vida das pessoas, pois quando somos estimulados a conviver com livros desde a infância, aprender a ler e escrever torna-se mais rápido e prazeroso. Nosso objetivo de pesquisa foi detectar dificuldades na aquisição da leitura e da escrita, através da literatura infantil com os contos de fadas e histórias em quadrinhos - HQs, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Duque de Caxias, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no período de dois meses. Apresentamos nossa proposta de trabalho investigativo à professora PI (Professora Informante). Fizemos uma entrevista com a PI e três observações em sala de aula para verificarmos os níveis de aprendizagem na compreensão da leitura e da escrita. Após análise das observações com os alunos, percebemos que a maioria deles, encontra-se nos níveis silábico e alfabético, mas alguns continuam no pré-silábico. A aprendizagem da aquisição da leitura e da escrita nessa turma requer uma atenção especial, porque muitos alunos ainda permanecem sem dominar essas competências. Formar professores competentes requer formação continuada. O despertar para a produção espontânea de histórias criará um novo caminho no processo de alfabetização, onde a criatividade e a criticidade trarão novas experiências e darão novas oportunidades de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.