Essa pesquisa teve como objetivo analisar e discutir o desenvolvimento escolar das crianças na educação infantil e nos anos iniciais, na Escola Municipal Luíza Leopoldina Lopes, na cidade de Belo Jardim- PE, tendo como relevante fator a participação da família no processo de formação da criança e sua parcela de cooperação nos resultados da aprendizagem. O método utilizado trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa; no que se refere aos objetivos, a pesquisa é descritiva exploratória, devido a constatação de resultados precisos. O procedimento é um estudo de caso. Quanto aos resultados atingidos houve uma percepção de que a relação entre família e escola pode ser muito influente para obter um nível de aprendizagem significativa e eficaz. Foi unânime a colocação de profissionais da educação, sejam da equipe gestora como também do corpo docente, inclusive, das famílias e das crianças entrevistadas. A escola também atribui a participação da família como contribuinte na repercussão que houve no índice de resultados internos e em avaliações externas realizadas na instituição nos últimos anos. Diversos estudiosos apresentam embasamentos referentes ao tema abordado que não difere do que se foi diagnosticado na escola. Leis e decretos também estabelecem direitos e deveres da escola, da criança e da família. Conclui-se que, a formação cognitiva, social, psicológica e em demais áreas de conhecimento e formação integral da criança são atribuições a família e a escola, levando em consideração o papel de cada indivíduo nesse processo educacional.