Preocupados com a ação danosa do homem sobre o meio ambiente e com as diversas consequências desta ação sobre os ecossistemas, surge a Educação Ambiental com o objetivo de provocar reflexões junto à sociedade, que permitam ao cidadão identificar problemas ambientais como também propor soluções para os mesmos. Diante deste cenário, o presente trabalho objetivou avaliar a concepção de alunos do ensino médio sobre os conceitos de “lixo” e “resíduo” na cidade de Vertentes/PE; bem como promover reflexões sobre esta temática. O trabalho é uma pesquisa qualitativa, que utilizou o questionário como forma de coleta. Após a aplicação do questionário e análise, foi feita realizada uma exposição de fotografias, elaboradas pelos alunos, cujo objetivo foi verificar o conhecimento destes sobre lixo e resíduo, os tipos de “lixos”, incluindo o lixo eletrônico. Durante a exposição foram feitas discussões sobre as fotos com a turma. Finalizada esta etapa foi aplicado novamente o mesmo questionário para avaliar as concepções dos alunos. Dentre os resultados obtidos, foi identificado uma dificuldade por parte dos alunos em compreender a diferença entre lixo, resíduo e especialmente sobre resíduo de equipamento eletrônico, entretanto após as discussões ocorridas na intervenção observou-se uma maior compreensão dos conceitos trabalhados. De um modo geral, pode-se perceber que a Educação Ambiental necessita estar mais presente na comunidade escolar não como um meio de exemplificar conceitos, ou comemorar datas do meio ambiente, mas, como uma abordagem reflexiva sobre os problemas ambientais que enfrentamos bem como o papel de indivíduo na sociedade como cidadão.