O presente trabalho fundamenta-se no relato de experiência acerca do minicurso ministrado na I Mostra Científica da Universidade de Pernambuco, partindo do preconceito que ainda se tem sobre o uso de tecnologia em sala de aula, o que, inúmeras vezes é encarado como um empecilho para os educadores, visto que grande parte dos alunos a utiliza de modo extremamente errôneo, que é durante as aulas. A proposta trazida aqui é a de romper com esse tipo de ideologia, de modo que o uso de aparatos eletrônicos e a difusão midiática, em conjunto, se transformem em metodologia, seja enfim uma opção didática e possa ser, sem males, trabalhada em sala para, além de construir no aluno consciência sobre a necessidade de leitura e escrita, também trabalhar de forma dinâmica e desfazer-se de métodos rudimentares. Para tal, ir-se-á partir de pressupostos defendidos por Moura e Ferreira, nos quais se pauta a formação de indivíduos leitores, adjunto ao recurso midiático escolhido para compor o trabalho: o aplicativo/site Wattpad, considerando sua acessibilidade e alcance quanto os jovens, uma vez que é um aspecto importante para ater a atenção dos mesmos e conseguir com que interajam na aula para que assim o objetivo do trabalho seja alcançado.