Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA ROBÓTICA NO ÂMBITO ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ROBÓTICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47613
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3498
    "inscrito_id" => 10630
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA ROBÓTICA NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma pesquisa na disciplina de Prática V,  do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Plano Nacional de Formação do Professor (PARFOR) da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, cujo pressuposto foi discutir a inclusão da robótica, como recurso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem, e como esse meio tecnológico está inserido no cotidiano na pratica educacional. A pesquisa teve como objetivo compreender as dificuldades apresentadas ao ensino da robótica nas escolas das redes públicas municipais, e como está o uso da tecnologia no âmbito da educação de crianças e jovens a partir do laboratório de informática ou outro ambiente similar. Para que a iniciativa tecnológica seja realizada é preciso conhecer de perto a realidade social, que proporcione uma qualificação profissional ao cidadão democratize o acesso aos conhecimentos, proporcione pesquisas cientificas e promova a cidadania e valores democráticos. Com esse processo inovador da tecnologia, vai se diversificar o trabalho realizado pelo professor e obter um sucesso no aprendizado dos educandos. Nesse sentido, os resultados apontaram a importância do projeto de intervenção nas instituições pesquisadas que favoreça o acesso dos estudantes, sobretudo os mais carentes, ao mundo da tecnologia da educação por meio da robótica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ROBÓTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID10630_15092018093546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO AMPARO JOSEFA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaamparojos@outlook.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47613
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3498
    "inscrito_id" => 10630
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA ROBÓTICA NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma pesquisa na disciplina de Prática V,  do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Plano Nacional de Formação do Professor (PARFOR) da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, cujo pressuposto foi discutir a inclusão da robótica, como recurso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem, e como esse meio tecnológico está inserido no cotidiano na pratica educacional. A pesquisa teve como objetivo compreender as dificuldades apresentadas ao ensino da robótica nas escolas das redes públicas municipais, e como está o uso da tecnologia no âmbito da educação de crianças e jovens a partir do laboratório de informática ou outro ambiente similar. Para que a iniciativa tecnológica seja realizada é preciso conhecer de perto a realidade social, que proporcione uma qualificação profissional ao cidadão democratize o acesso aos conhecimentos, proporcione pesquisas cientificas e promova a cidadania e valores democráticos. Com esse processo inovador da tecnologia, vai se diversificar o trabalho realizado pelo professor e obter um sucesso no aprendizado dos educandos. Nesse sentido, os resultados apontaram a importância do projeto de intervenção nas instituições pesquisadas que favoreça o acesso dos estudantes, sobretudo os mais carentes, ao mundo da tecnologia da educação por meio da robótica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ROBÓTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID10630_15092018093546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO AMPARO JOSEFA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaamparojos@outlook.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa na disciplina de Prática V, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Plano Nacional de Formação do Professor (PARFOR) da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, cujo pressuposto foi discutir a inclusão da robótica, como recurso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem, e como esse meio tecnológico está inserido no cotidiano na pratica educacional. A pesquisa teve como objetivo compreender as dificuldades apresentadas ao ensino da robótica nas escolas das redes públicas municipais, e como está o uso da tecnologia no âmbito da educação de crianças e jovens a partir do laboratório de informática ou outro ambiente similar. Para que a iniciativa tecnológica seja realizada é preciso conhecer de perto a realidade social, que proporcione uma qualificação profissional ao cidadão democratize o acesso aos conhecimentos, proporcione pesquisas cientificas e promova a cidadania e valores democráticos. Com esse processo inovador da tecnologia, vai se diversificar o trabalho realizado pelo professor e obter um sucesso no aprendizado dos educandos. Nesse sentido, os resultados apontaram a importância do projeto de intervenção nas instituições pesquisadas que favoreça o acesso dos estudantes, sobretudo os mais carentes, ao mundo da tecnologia da educação por meio da robótica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.