O ALUNO COMO SUJEITO DE RESPOSTA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47938 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2408 "inscrito_id" => 2363 "titulo" => "O ALUNO COMO SUJEITO DE RESPOSTA" "resumo" => "Este trabalho busca refletir sobre a constituição do aluno nas salas de aula de escolas públicas brasileiras, a partir de nossas experiências no ambiente escolar, como também baseados em discussões teóricas anteriores, que apontam que, na escola, muitas vezes, o papel social do aluno é apagado, cabendo a este uma ação meramente passiva na construção do conhecimento. A reflexão se fundamenta nas ideias bakhtinianas sobre sujeito, ideologia e linguagem, bem como na visão freireana, que entende o aluno como sujeito de cultura, social, dialógico e ideológico. Entendemos que o diálogo com esses dois pensadores se faz pertinente para nós que tomamos a concepção de sujeito como elemento indispensável para se pensar as práticas docentes. Nessa visão, enxergar o aluno como ser social e não como um repositório é premissa fundamental para se pensar práticas emancipatórias e críticas no contexto escolar. Palavras-chave: Aluno, prática docente, ideologia, linguagem, escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ALUNO, PRÁTICA DOCENTE, IDEOLOGIA, LINGUAGEM, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID2363_10092018110549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERLEYA MAGNA ALVES" "autor_nome_curto" => "WANDERLEYA MAGNA ALVES" "autor_email" => "leyaevandro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47938 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2408 "inscrito_id" => 2363 "titulo" => "O ALUNO COMO SUJEITO DE RESPOSTA" "resumo" => "Este trabalho busca refletir sobre a constituição do aluno nas salas de aula de escolas públicas brasileiras, a partir de nossas experiências no ambiente escolar, como também baseados em discussões teóricas anteriores, que apontam que, na escola, muitas vezes, o papel social do aluno é apagado, cabendo a este uma ação meramente passiva na construção do conhecimento. A reflexão se fundamenta nas ideias bakhtinianas sobre sujeito, ideologia e linguagem, bem como na visão freireana, que entende o aluno como sujeito de cultura, social, dialógico e ideológico. Entendemos que o diálogo com esses dois pensadores se faz pertinente para nós que tomamos a concepção de sujeito como elemento indispensável para se pensar as práticas docentes. Nessa visão, enxergar o aluno como ser social e não como um repositório é premissa fundamental para se pensar práticas emancipatórias e críticas no contexto escolar. Palavras-chave: Aluno, prática docente, ideologia, linguagem, escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ALUNO, PRÁTICA DOCENTE, IDEOLOGIA, LINGUAGEM, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID2363_10092018110549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERLEYA MAGNA ALVES" "autor_nome_curto" => "WANDERLEYA MAGNA ALVES" "autor_email" => "leyaevandro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }