ALVES, Wanderleya Magna. O aluno como sujeito de resposta. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47938>. Acesso em: 22/11/2024 05:12
Este trabalho busca refletir sobre a constituição do aluno nas salas de aula de escolas públicas brasileiras, a partir de nossas experiências no ambiente escolar, como também baseados em discussões teóricas anteriores, que apontam que, na escola, muitas vezes, o papel social do aluno é apagado, cabendo a este uma ação meramente passiva na construção do conhecimento. A reflexão se fundamenta nas ideias bakhtinianas sobre sujeito, ideologia e linguagem, bem como na visão freireana, que entende o aluno como sujeito de cultura, social, dialógico e ideológico. Entendemos que o diálogo com esses dois pensadores se faz pertinente para nós que tomamos a concepção de sujeito como elemento indispensável para se pensar as práticas docentes. Nessa visão, enxergar o aluno como ser social e não como um repositório é premissa fundamental para se pensar práticas emancipatórias e críticas no contexto escolar. Palavras-chave: Aluno, prática docente, ideologia, linguagem, escola pública.