O seguinte trabalho tem o intuito de expor o efeito da implantação de aulas optativas realizadas pelo programa Mais Educação criado pelo Ministério da Educação, com o objetivo de melhorar a educação de jovens que apresentam baixa produtividade, em uma escola pública presente na região metropolitana do Recife (PE), buscando destacar a sua contribuição no ensino-aprendizagem e no desenvolvimento acadêmico dos discentes de licenciatura em Ciências Biológicas – UFPE. A priori, foram realizadas diversas atividades no contraturno das disciplinas sob a supervisão de monitores, tornando integral o período na escola. A partir dessas atividades foram realizadas análises quantitativas observando taxa de aprovação, proficiência e IDEB em plataformas digitais, como o Portal QEdu, com a finalidade de verificar o desempenho acadêmico desses alunos ao término da aplicação do programa. A partir disso, verificou-se que o programa não obteve um efeito positivo no desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos estudantes como era previsto, apresentando uma queda nas taxas de proficiência em Português e principalmente em Matemática. Uma das possíveis causas para esta diminuição pode estar relacionada ao aumento da jornada escolar, que exige a presença do aluno além do seu turno regular, se tornando uma prática exaustiva e desestimulante. Assim, a incorporação de atividades optativas e a prática de ensino integral são fundamentais para o enriquecimento da vida escolar, mas as formas que se aplicam devem ser investigadas para que ao invés de contribuírem para uma melhoria da qualidade de ensino, auxiliem na precarização da educação do Brasil.