Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRESENÇA DA ARGUMENTAÇÃO EXPLICATIVA E DA ARGUMENTAÇÃO JUSTIFICATIVA NOS CONTEÚDOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/2017

Palavra-chaves: ENSINO, LIVRO DIDÁTICO, PNLD/2017, ARGUMENTAÇÃO EXPLICATIVA, ARGUMENTAÇÃO EXPLICATIVA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46097
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 1719
    "titulo" => "A PRESENÇA DA ARGUMENTAÇÃO EXPLICATIVA E DA ARGUMENTAÇÃO JUSTIFICATIVA NOS CONTEÚDOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/2017"
    "resumo" => "Resumo: Para a produção desta pesquisa bibliográfica, foi feito o exame dos primeiros volumes de sete das onze Coleções de Livros Didáticos do PNLD/2017, com a intencionalidade de caracterizar-se a presença da Argumentação Explicativa e, especialmente, da Argumentação Justificativa nos conteúdos presentes nos referidos volumes. Tal estudo foi possível a partir de uma busca dos livros feita no Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Federal de Sergipe, como também  na biblioteca da Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima do município de Arapiraca/AL. Para fundamentar os métodos de argumentação utilizou-se Attie (2016) e Aguilar Júnior e Nasser (2012) que discorrem sobre os processos argumentativos explicativos e justificativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LIVRO DIDÁTICO, PNLD/2017, ARGUMENTAÇÃO EXPLICATIVA, ARGUMENTAÇÃO EXPLICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1719_29072018005557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIENE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIENE"
    "autor_email" => "claudienemat@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46097
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 1719
    "titulo" => "A PRESENÇA DA ARGUMENTAÇÃO EXPLICATIVA E DA ARGUMENTAÇÃO JUSTIFICATIVA NOS CONTEÚDOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/2017"
    "resumo" => "Resumo: Para a produção desta pesquisa bibliográfica, foi feito o exame dos primeiros volumes de sete das onze Coleções de Livros Didáticos do PNLD/2017, com a intencionalidade de caracterizar-se a presença da Argumentação Explicativa e, especialmente, da Argumentação Justificativa nos conteúdos presentes nos referidos volumes. Tal estudo foi possível a partir de uma busca dos livros feita no Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Federal de Sergipe, como também  na biblioteca da Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima do município de Arapiraca/AL. Para fundamentar os métodos de argumentação utilizou-se Attie (2016) e Aguilar Júnior e Nasser (2012) que discorrem sobre os processos argumentativos explicativos e justificativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LIVRO DIDÁTICO, PNLD/2017, ARGUMENTAÇÃO EXPLICATIVA, ARGUMENTAÇÃO EXPLICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1719_29072018005557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIENE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIENE"
    "autor_email" => "claudienemat@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: Para a produção desta pesquisa bibliográfica, foi feito o exame dos primeiros volumes de sete das onze Coleções de Livros Didáticos do PNLD/2017, com a intencionalidade de caracterizar-se a presença da Argumentação Explicativa e, especialmente, da Argumentação Justificativa nos conteúdos presentes nos referidos volumes. Tal estudo foi possível a partir de uma busca dos livros feita no Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Federal de Sergipe, como também na biblioteca da Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima do município de Arapiraca/AL. Para fundamentar os métodos de argumentação utilizou-se Attie (2016) e Aguilar Júnior e Nasser (2012) que discorrem sobre os processos argumentativos explicativos e justificativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.