Atualmente, é perceptível o aumento no índice de depressão maior na adolescência, envolvendo altos graus de incapacitações e mortalidade, principalmente por meio do suicídio, o que se tornou uma das indispensáveis preocupações no âmbito da saúde pública e também deve se tornar um tema central nas ações educativas. Defendemos que é preciso ativar os estudos em relação ao tema, pois ainda existem muitas questões a serem abordadas. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é problematizar a importância da identificação precoce de sintomas depressivos entre adolescentes no contexto escolar. Trata-se de um trabalho de revisão narrativa, com abordagem qualitativa, na qual se busca problematizar a presença de depressão entre adolescentes e o papel da escola e seus atores na identificação da sintomatologia depressiva entre adolescentes como possibilidade de ações preventivas no contexto da depressão. Os principais resultados indicam que a cada ano aumenta a estimativa de depressão sendo, portanto, indispensável o enfrentamento desta problemática. Considera-se que programas psicoeducativos na escola com vista às interações sociais dos adolescentes poderão contribuir com a remissão de sintomas depressivos entre adolescentes.